Repository logo
 
Publication

Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem

dc.contributor.authorRibeiro, CƩlia
dc.date.accessioned2024-09-03T07:37:47Z
dc.date.available2024-09-03T07:37:47Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractO presente artigo, a partir de uma incursão pela literatura, visa contribuir para a clarificação do conceito de metacognição. Neste sentido, procura evidenciar o papel das estratégias metacognitivas na potencialização da aprendizagem, ou seja, no desenvolvimento pelo aluno de modos eficazes para lidar com a informação proveniente do meio e com os próprios processos de pensamento. Argumenta-se que apesar da polêmica acerca do conceito de metacognição, é inegÔvel a sua contribuição para a aprendizagem, uma vez que os treinos que contemplam atividades metacognitivas têm produzido melhores resultados no que se refere a realização escolar.pt_PT
dc.description.abstractBased on literature review, this article aims to contribute to the clarifaction of the concept of metacognition. Therefore, it tries to highlight the role of metacognitive strategies to the development of effective ways of dealing with information from the enviroment and with their own thinking processes. It is argued that although there is a controversy over the concept of metacognition, it is unquestionable that it contributes to the learning processes since the training which involves metacognitive activities resulted in better school achievements.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722003000100011pt_PT
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/46287
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMetacogniçãopt_PT
dc.subjectEstratƩgias metacognitivaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMetacognitionpt_PT
dc.subjectMetacognitive strategiespt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleMetacognição: um apoio ao processo de aprendizagempt_PT
dc.title.alternativeMetacognition: a support to the learning processpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage109pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
45401417.pdf
Size:
182.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: