Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Saúde mental, autocuidado e paixão pela dança em estudantes bailarinos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203610822.pdf547.93 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A cultura da dança, caracterizada por um ambiente competitivo e regras delimitadoras do percurso performativo e quotidiano dos estudantes bailarinos, representa um risco para a saúde física e mental deste grupo social. A literatura revela falta de apoio nesta população, especificamente no que se refere à saúde mental. Deste modo, o presente estudo pretende caracterizar a saúde mental dos estudantes bailarinos de nível secundário e superior, explorando também a sua relação com a perceção de satisfação com o desempenho. Além disso, procura identificar possíveis fatores protetores da saúde mental desta população, analisando o papel da paixão pela dança, autocuidado e equilíbrio entre a vida pessoal e estudantil dos estudantes bailarinos. A amostra é constituída por 54 participantes com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos (M=17,76, DP=2,31), sendo que a maioria pratica ballet clássico e contemporâneo (96,3%). Os participantes responderam a um conjunto de questionários de autorrelato que incluíam um questionário de caracterização geral, um item sobre a satisfação com o desempenho, a Escala de Paixão, a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, a Mental Health Continuum – Short Form, a Life Balance Checklist e o Questionário de Autocuidado de Hamburgo. Os resultados mostraram que o bem-estar social e psicológico bem como a sintomatologia ansiosa revelam valores mais preocupantes, em comparação ao bem-estar emocional e sintomatologia depressiva. Os estudantes bailarinos parecem satisfeitos com o seu desempenho e a paixão harmoniosa pela dança aparenta desenvolver um papel protetor na sua saúde mental. O autocuidado e o baixo nível de sintomatologia depressiva indicam ser preditores do bem-estar. O equilíbrio entre a vida pessoal e estudantil não apresentou qualquer relação com as restantes variáveis. Os resultados evidenciaram ainda que os estudantes bailarinos de ensino superior poderão, tendencialmente, apresentar piores níveis de saúde mental. Assim, torna-se fundamental considerar e continuar a aprofundar as problemáticas que a cultura da dança envolve, de forma a desenvolver estratégias preventivas e terapêuticas que ajudem a assegurar a saúde mental dos estudantes bailarinos.
Dance culture, characterized by a competitive environment and rules that limit the performance and daily life of student dancers, represents a risk to the physical and mental health of this social group. The literature reveals a lack of support for this population, specifically with regard to mental health. Therefore, this study aims to characterize the mental health of high school and university dance students, also exploring its relationship with the perception of performance satisfaction. In addition, it seeks to identify possible protective factors for the mental health of this population, analyzing the role of dance passion, self-care and balance between the personal and student life of dance students. The sample consisted of 54 participants aged between 15 and 25 (M=17.76, SD=2.31), the majority of whom practiced classical and contemporary ballet (96.3%). The participants answered a set of self-report questionnaires which included a general characterization questionnaire, an item for performance satisfaction, the Passion Scale, the Hospital Anxiety and Depression Scale, the Mental Health Continuum - Short Form, the Life Balance Checklist and the Hamburg Self-Care Questionnaire. The results showed that social and psychological wellbeing, as well as anxiety symptoms, were more worrying than emotional well-being and depressive symptoms. The dance students seem to be satisfied with their performance and their harmonious passion for dance seems to play a protective role in their mental health. Self-care and a low level of depressive symptoms appear to be predictors of well-being. The balance between personal and student life showed no relationship with the other variables. The results also showed that university dance students tend to have worse levels of mental health. It is therefore essential to consider and continue to analyze the issues involved in dance culture in order to develop preventative and therapeutic strategies to help ensure the mental health of dance students.

Description

Keywords

Estudantes bailarinos Saúde mental Bem-estar Sintomatologia depressiva Sintomatologia ansiosa Satisfação com o desempenho Paixão pela dança Autocuidado Equilíbrio entre a vida pessoal e estudantil Dance students Mental health Well-being Depressive symptoms Anxiety symptoms Performance satisfaction Dance passion Self-care Balance between personal and student life

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue