Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aliança Luso-Britânica e o Brexit : desafios político-diplomáticos e impacto da saída do Reino Unido da União Europeia na relação entre Portugal e Inglaterra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203155165.pdf873.11 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A escrita que ora se apresenta integra uma Dissertação de Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa. Pretende-se, com a mesma, analisar de que forma é que o Brexit - uma jogada política interna que desencadeou um dos processos mais inesperados e desafiantes da política europeia desde os finais da Segunda Grande Guerra – afetará o relacionamento bilateral do Reino Unido com Portugal e vice-versa, nas suas mais diversas variantes: isto é, a nível diplomático, inclusive no que toca à secular aliança entre os dois Estados que se encontrava adormecida; mas também a nível social, económico e político. Neste sentido, partiremos da bibliografia relativa à historiografia política da Aliança lusobritânica e à análise quer do seu impacto político-diplomático, quer da sua evolução. Usarei, ainda, bibliografia que explique as razões e o processo político do Brexit, bem como sobre as suas principais consequências. Privilegiam-se referências bibliográficas de índole académica, artigos e obras científicas e históricas que se debrucem sobre o tema proposto, seja de historiadores, seja de especialistas em política externa dos dois Estados. Todavia, no que ao Brexit respeita, têm muita relevância os artigos, comunicados de imprensa e documentos que se encontram nos sites das Embaixadas do Reino Unido em Portugal e Vice-Versa e, também, os sites das instituições que compõem a União Europeia. De igual modo, utilizam-se fontes diretas como discursos políticos, documentação oficial e ainda uma entrevista ao Doutor Bernardo Ivo Cruz, a 15 de Março de 2022.
The centuries-old Anglo-Portuguese friendship, which counts with 650 years, was based on a common history between the two peoples, a relationship of friendship, cooperation, defence and trade. It has been crucial sometimes and worthy of criticism at others. The entry of Portugal and the United Kingdom into a series of organisations based on international law, such as the European Union, NATO, the UN, among others, has caused the Anglo-Portuguese Alliance to fall asleep, to lose effectiveness and applicability. After Brexit, will we see a rejuvenation of the Alliance? What can Portugal do to recover and develop the oldest Alliance in the world? Portugal and the United Kingdom, two countries with a strong Atlantic side can and should explore that legacy.

Description

Keywords

Brexit Leave Remain União Europeia Referendo Acordo Reino Unido Portugal Diplomacia Multilateralismo Política externa

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue