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Articulação no ensino básico : estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorMachado, Joaquim
dc.contributor.authorLeite, Manuel Vítor Gonçalves
dc.date.accessioned2013-12-10T14:56:20Z
dc.date.available2013-12-10T14:56:20Z
dc.date.issued2013-03-12
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente estudo focaliza-se no estudo da articulação desenvolvida num Agrupamento Vertical de Escolas e visa compreender a forma como os docentes do Agrupamento percecionam a articulação curricular, pedagógica e organizacional. Optámos por um estudo de caso de carácter qualitativo e descritivo. A recolha de dados foi feita através de doze entrevistas e pesquisa documental. Foi nosso objectivo perceber como é que, no ensino básico, os professores perspetivam a articulação horizontal, procurando distinguir as formas de articulação horizontal existentes, bem como compreender como se desenvolve a articulação vertical no agrupamento, identificando cumulativamente práticas de transição entre níveis e ciclos de ensino, de modo a contribuir para o conhecimento das práticas de articulação no contexto escolar. Deparamo-nos com conceções diferentes e práticas diversas de articulação, entendendo os professores que a articulação é importante para garantir a sequencialidade do percurso escolar dos alunos e para rentabilizar o trabalho docente.por
dc.description.abstractThe present study focuses on the research on the articulation developed in a Vertical tutor group of Schools and seeks to understand how the teachers of this tutor group perceive the curriculum, pedagogical and organizational articulation. We chose a qualitative and descriptive case study. The collecting of data was made through twelve interviews and documentary research. It was our goal to understand how teachers see the horizontal articulation (in elementary school), trying to distinguish the different existing ones, how it develops in the vertical tutor group of schools, identifying cumulatively practices of transition between levels and stages of teaching, contributing thereby to the knowledge of articulation practices in the school context. We face different conceptions as well as diverse articulation practices, and teachers do understand that articulation is important to ensure the sequentiality of the students’ school career and to make the most out of teachers’ work.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13392
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectSequencialidadepor
dc.subjectGradualidadepor
dc.subjectTransiçãopor
dc.subjectArticulaçãopor
dc.subjectElementary schoolpor
dc.subjectSequentialitypor
dc.subjectGradualnesspor
dc.subjectTransitionpor
dc.subjectArticulationpor
dc.titleArticulação no ensino básico : estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

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