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Advisor(s)
Abstract(s)
As Clive Humby discribed in 2006, “Big Data is the new oil”, which is why in 2014 more
than 91% of Fortune 1000 companies were investing in Big Data projects, based on the
promise of higher returns. The goal of this study is to see if that is also happening with
Portuguese media corporations by examining Big Data’s impact on content production
and the business model of newspapers and news channels. Big Data is a term that
simultaneously describes large pools of data as well as the computer techniques used to
analyse those data sets. This investigation focuses on the NÓNIO project, a Big Data
initiative developed by five of the largest media companies in Portugal: Cofina, Global
Media, Grupo Renascença Multimédia, Impresa and Media Capital. This dissertation
follows a qualitative approach. In order to gather insights on how the NÓNIO is shaping
newsrooms, interviews are conducted with the people in charge of the project at each of
the five media companies. Findings suggest that Big Data is having a small impact in
content production, but a big one in the business model, as it is radically changing how
media companies conduct advertising and how they attract and retain subscriptions.
Tal como Clive Humby descreveu, em 2006, “Big Data é o novo petróleo”. A comprovar a declaração, observou-se, em 2014, que mais de 91% das empresas da Fortune 1000 estavam a investir em projectos de Big Data. Esta investigação procura perceber se o mesmo se passa com as empresas de media portuguesas, analisando o impacto de Big Data na produção de conteúdo e no modelo de negócio dos jornais e canais de televisão noticiosos. A designação Big Data é utilizada para descrever simultaneamente grandes conjuntos de dados bem como as técnicas algorítmicas usadas para os analisar. O objeto de estudo desta investigação é o NÓNIO, um projecto de Big Data desenvolvido em conjunto por cinco dos maiores grupos de media portugueses: Cofina, Global Media, Grupo Renascença Multimédia, Impresa e Media Capital. A dissertação segue uma metodologia qualitativa. Para compreender as implicações do NÓNIO nas redacções, são feitas entrevistas aos responsáveis pelo projecto em cada uma das organizações. As conclusões revelam que a tecnologia Big Data está a ter um impacto reduzido na produção de conteúdo, mas um grande impacto no modelo de negócio das empresas de media, com as principais alterações a verificarem-se no modo como é feita a publicidade e na capacidade de retenção e atracção de subscrições
Tal como Clive Humby descreveu, em 2006, “Big Data é o novo petróleo”. A comprovar a declaração, observou-se, em 2014, que mais de 91% das empresas da Fortune 1000 estavam a investir em projectos de Big Data. Esta investigação procura perceber se o mesmo se passa com as empresas de media portuguesas, analisando o impacto de Big Data na produção de conteúdo e no modelo de negócio dos jornais e canais de televisão noticiosos. A designação Big Data é utilizada para descrever simultaneamente grandes conjuntos de dados bem como as técnicas algorítmicas usadas para os analisar. O objeto de estudo desta investigação é o NÓNIO, um projecto de Big Data desenvolvido em conjunto por cinco dos maiores grupos de media portugueses: Cofina, Global Media, Grupo Renascença Multimédia, Impresa e Media Capital. A dissertação segue uma metodologia qualitativa. Para compreender as implicações do NÓNIO nas redacções, são feitas entrevistas aos responsáveis pelo projecto em cada uma das organizações. As conclusões revelam que a tecnologia Big Data está a ter um impacto reduzido na produção de conteúdo, mas um grande impacto no modelo de negócio das empresas de media, com as principais alterações a verificarem-se no modo como é feita a publicidade e na capacidade de retenção e atracção de subscrições
Description
Keywords
Big Data Media corporations Journalism Nónio Empresas de media Jornalismo