Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.71 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In 2010, Portugal was facing a financial crisis scenario, where traditional retailers need to modernize their business model, to increase sales and engage new customers. Since the consumer’s lifestyle was changing, retailers were forced to establish strategic alliances with other market players, such as Recheio Cash & Carry.
The following dissertation, in a form of Case Study, intend to study a strategic alliance established between Recheio and traditional grocery stores (The Project Amanhecer).
Throughout the case, students have the chance to study the strategy used by retailers to survive in a crisis context, starting with a presentation of Jerónimo Martins Group, followed by Recheio company, new market trends and the development of the Project Amanhecer.
On the one hand, the reader has the opportunity to study the brand, the Project Amanhecer and also the results and limitations of this strategy. On the other hand, the students can also compare this business model with the ones developed by competitors.
In addition, Recheio exploit its resources and capabilities to create competitive advantage for both the company and the traditional retailer, benefiting from reputation, values, culture, private labels and the relationship with customers, partners and employees.
Finally, the students can also reflect about the importance of the private label Amanhecer for the success of the stores Amanhecer.
Em 2010, Portugal enfrentava um cenário de crise financeira, onde os retalhistas tradicionais necessitavam de modernizar os seus modelos de negócio, para aumentarem as vendas e atraírem novos consumidores. Considerando a mudança no estilo de vida dos consumidores, os retalhistas foram obrigados a estabelecer alianças estratégicas com outras empresas do mercado, tais como o Recheio Cash & Carry. A presente dissertação, sob a forma de um estudo de caso, pretende estudar a aliança estratégica estabelecida entre o Recheio e as mercearias (Projeto Amanhecer). Através do caso, os estudantes podem estudar a estratégia usada pelos retalhistas para sobreviver ao contexto de crise. Começa-se com a apresentação do Grupo Jerónimo Martins, seguida do Recheio, das novas tendências de mercado e do desenvolvimento do Projeto Amanhecer. Por um lado, o leitor poderá estudar a marca, o projeto Amanhecer, os resultados e limitações desta estratégia. Por outro, os estudantes podem comparar este modelo de negócio com o dos concorrentes. Adicionalmente, o Recheio explorou os seus recursos e capacidades para criar vantagem competitiva para a empresa e para os retalhistas, beneficiando da reputação, valores, cultura, marca própria e relação com os clientes, parceiros e trabalhadores. Finalmente, os estudantes podem também refletir sobre a importância da marca própria Amanhecer no sucesso das lojas Amanhecer.
Em 2010, Portugal enfrentava um cenário de crise financeira, onde os retalhistas tradicionais necessitavam de modernizar os seus modelos de negócio, para aumentarem as vendas e atraírem novos consumidores. Considerando a mudança no estilo de vida dos consumidores, os retalhistas foram obrigados a estabelecer alianças estratégicas com outras empresas do mercado, tais como o Recheio Cash & Carry. A presente dissertação, sob a forma de um estudo de caso, pretende estudar a aliança estratégica estabelecida entre o Recheio e as mercearias (Projeto Amanhecer). Através do caso, os estudantes podem estudar a estratégia usada pelos retalhistas para sobreviver ao contexto de crise. Começa-se com a apresentação do Grupo Jerónimo Martins, seguida do Recheio, das novas tendências de mercado e do desenvolvimento do Projeto Amanhecer. Por um lado, o leitor poderá estudar a marca, o projeto Amanhecer, os resultados e limitações desta estratégia. Por outro, os estudantes podem comparar este modelo de negócio com o dos concorrentes. Adicionalmente, o Recheio explorou os seus recursos e capacidades para criar vantagem competitiva para a empresa e para os retalhistas, beneficiando da reputação, valores, cultura, marca própria e relação com os clientes, parceiros e trabalhadores. Finalmente, os estudantes podem também refletir sobre a importância da marca própria Amanhecer no sucesso das lojas Amanhecer.
Description
Keywords
Financial crisis Retailers Consumer’s lifestyle Strategic alliance Partnership Market trends Grocery stores Private label Resources Capabilities Competitive advantage Franchising Crise financeira Retalhistas Estilo de vida dos consumidores Aliança estratégica Parceria Tendências de mercado Mercearias Marca própria Recursos Capacidades Vantagem competitiva