Repository logo
 
Publication

Formação de professores e desenvolvimento profissional

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu Neves
dc.date.accessioned2017-07-19T14:35:49Z
dc.date.available2017-07-19T14:35:49Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractConstituem objetivos deste artigo analisar e sistematizar, numa perspectiva de teorização fundada em pesquisa e aprofundamento teórico, a problemática da formação de professores (inicial e continuada) e sua relação com o desenvolvimento profissional. Esta abordagem estrutura-se conceptualmente na estreita relação da formação de professores com (1) a construção e natureza do conhecimento profissional respectivo e (2) a natureza socioprática da função a ser desempenhada pelo profissional de ensino a formar. Convocam-se, na metodologia desenvolvida nesta análise, informações provenientes da literatura disponível no campo e do longo percurso de pesquisa, intervenção, consultoria política e publicações da autora nesse domínio, bem como revisões de literatura e pesquisa na área, por ela coordenadas. Como eixos da análise destacam-se: a ressignificação da dualidade formação inicial; formação continuada em termos do conceito de desenvolvimento profissional; a relação essencial entre a discussão da formação de professores e o posicionamento da atividade docente frente ao estatuto de profissionalidade; e a clarificação do perfil do profissional docente e suas implicações para as lógicas da formação. Como considerações finais, destaca-se, para o campo da formação de professores, a necessidade de reforçar os conceitos de desenvolvimento profissional e de profissionalidade docente, como referentes transformativos da qualidade e eficácia da formação.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of the article was to analyze and systematize, within a perspective of theorization based on research and theoretical developments, the difficulty related to teacher education (pre and in-service) concerning professional development. The analysis is conceptually structured based on the close relation of teacher education to (1) the construction and nature of knowledge of the professional educator and (2) the socio-practical nature of teaching as a complex social function to be performed by the professional teacher to be educated. The methodology developed in this analysis was based on information from the literature available in the field and from the long course of the author’s research, intervention, policy advice and publications in this field, as well as literature and research reviews conducted by the author. The main aspects of the analysis emphasize the following: ressignification of the dualism pre-service/in-service teacher education within the richer concept of professional development; the essential relation between teacher education debate and the analysis of the teaching activity regarding professionalism; and the clarification of the teachers’ profile as a professional and its implications for the rationale of teacher education. The final considerations, for the field of teacher education, focus on the need to reinforce the concepts of professional development and professionalism as potential transformers of teacher education effectiveness and quality.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRoldão, Maria do Céu (2017). Formação de professores e desenvolvimento profissional. Revista de Educação PUC-Campinas, 22 (2), 191-202pt_PT
dc.identifier.doi10.24220/2318-0870v22n2a3638pt_PT
dc.identifier.eissn2318-0870
dc.identifier.issn1519-3993
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22570
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConhecimento profissional docentept_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectProfissionalidadept_PT
dc.subjectProfessional teaching knowledge
dc.subjectProfessional development
dc.subjectTeacher training
dc.subjectProfessionalism
dc.titleFormação de professores e desenvolvimento profissionalpt_PT
dc.title.alternativeTeacher education and professional developmentpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage202
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage191
oaire.citation.titleRevista de Educação PUC-Campinaspt_PT
oaire.citation.volume22
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Formação de professores.pdf
Size:
515.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: