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Análise da concorrência para a criação de marcas: uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registo

dc.contributor.authorMartinho, Nuno Lucena
dc.contributor.authorAndrade, José Gabriel
dc.contributor.authorVianna, Elaine
dc.date.accessioned2024-06-11T13:58:01Z
dc.date.available2024-06-11T13:58:01Z
dc.date.issued2022-06-30
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo oferecer um estudo interdisciplinar em que o marketing, o branding, a comunicação e aspetos do sistema de registo de marcas contribuem para a confirmação da análise da concorrência como dinâmica fundamental para a criação de uma marca nova. Recorrendo ao processo de criação da marca Dr. Well’s, desenvolveu-se um estudo de caso em que, através da identificação dos vários componentes da marca, foi demonstrado o papel da análise da concorrência em cada um destes componentes. O trabalho foi desenvolvido em etapas de sequência, a primeira das quais foi a revisão da literatura sobre a análise da concorrência. Em seguida, foram valorizados os aspetos teóricos sobre a criação de marcas, através do conhecimento contido nos autores sobre as áreas do marketing e do branding. O terceiro ponto de abordagem do trabalho focou os aspetos fundamentais do sistema de registo de marcas e as possibilidades de utilização das informações contidas para estudos de concorrência. Em seguida, foi analisado o estudo sobre a criação da marca Dr. Well’s, em que foram abordados os aspetos teóricos da comunicação. Com este trabalho, pretendemos compreender como a concorrência desempenha um papel crucial na criação dos principais pilares estruturais da marca e como a concorrência desempenha um papel crucial na criação dos principais pilares estruturais da marca, como a criação de um conceito, de um posicionamento e de uma ideologia, influenciando todos os outros elementos indiretamente, uma vez que o processo de criação de marcas não é unilateral e todos os componentes interagem entre si.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to offer an interdisciplinary study in which marketing, branding, communication, and aspects of the trademark registration system contribute to confirming the analysis of competition as a fundamental dynamic for the creation of a new brand. Using the process of creating the Dr. Well’s brand, a case study was developed in which, through the identification of the various components of the brand, the role of competitive analysis in each of these components was demonstrated. The work was developed in sequential stages, the first of which was the literature review on the analysis of competition. Then, the theoretical aspects about the creation of brands were valued, through the knowledge contained in the authors about the areas of marketing and branding. The third point of approach of the work focused on the fundamental aspects of the trademark registration system and the possibilities of using the information contained therein for studies of competition. Then, the study on the creation of the Dr. Well’s brand, in which the theoretical aspects of communication were addressed, was analyzed. With this work, we intend to understand how competition plays a crucial role in the creation of the main structural pillars of the brand and how competition plays a crucial role in the creation of the main structural pillars of the brand, such as the criation of a concept, a positioning, and an ideology, influencing all the other elements indirectly will influence all the other elements indirectly, since the process of Branding is not one-sided, and all components interact with each other.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34629/cpublica.318pt_PT
dc.identifier.issn2183-2269
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45442
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectConcorrênciapt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectRegisto de marcapt_PT
dc.subjectCompetitionpt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectTrademark registrationpt_PT
dc.titleAnálise da concorrência para a criação de marcas: uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registopt_PT
dc.title.alternativeCompetitor analysis for brand creation: a proposal for a dialog between marketing, communication and registrationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue32pt_PT
oaire.citation.titleComunicação Públicapt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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