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Os pais e a construção de um referencial alternativo de avaliação pedagógica

dc.contributor.authorGonçalves, Luís
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2023-07-26T13:53:06Z
dc.date.available2023-07-26T13:53:06Z
dc.date.issued2023-07
dc.description.abstractA avaliação pedagógica vive num octógono de forças: interage e interpela todas as variáveis da organização escolar. Um dos motivos frequentemente invocados para anotar a impossibilidade de uma mudança positiva no regime e nas práticas de avaliação tem a ver com a disposição refratária dos pais que supostamente preferem a manutenção do “satu quo” avaliativo ao serviço da notação, da seriação e da classificação. No âmbito de investigação de doutoramento em Ciências da Educação foram inquiridos 257 encarregados de educação dos ensinos básico e secundário no final do ano letivo 2021-22, tendo-se obtido um conjunto de dados muito expressivos: i) a larga maioria dos respondentes exprime a convicção de que a avaliação promove mais aprendizagens nos seus educandos; ii) embora a maioria dos pais entenda que a avaliação serve essencialmente um propósito de classificação, há 36,2% dos respondentes que considera que a avaliação não se limita a esta finalidade; iii) a grande maioria dos pais (85%) considera que as práticas avaliativas são justas; iv) os testes escritos de avaliação não são considerados pela maioria dos respondentes (52%) como fontes fundamentais de classificação, sendo utilizados outros instrumentos e técnicas de recolha de informação; v) a maioria dos pais (64%) considera que têm um papel escassamente participativo no processo de avaliação; vi) a maioria dos respondentes (66%) considera que a classificação dos seus educandos tem contribuído para que estudem mais; vii) percentagem idêntica entende que a avaliação praticada considera que todos os trabalho realizados pelos seus educandos são considerados para efeitos da avaliação; viii) uma grande maioria (93%) exprime o desejo de um reforço do uso de instrumentos e técnicas de avaliação para além dos testes escritos; Estes dados sinalizam que a maioria dos pais veem a avaliação como um dispositivo ao serviço do desenvolvimento pessoal, podendo, pois, ser uma porta para diversificar e enriquecer os processos de ensino, aprendizagem e avaliação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41925
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectMudançapt_PT
dc.subjectReferencialpt_PT
dc.titleOs pais e a construção de um referencial alternativo de avaliação pedagógicapt_PT
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oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage50pt_PT
oaire.citation.startPage49pt_PT
oaire.citation.title5th International Seminar - Education, Territories and Human Developmentpt_PT
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