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O currículo de formação no ensino superior de música em Portugal: perspetivas teóricas e dados de um estudo empírico

dc.contributor.authorVivianne, Lopes
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.date.accessioned2018-06-25T17:20:16Z
dc.date.available2018-06-25T17:20:16Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA investigação disponível sobre o currículo de formação de professores tem sido relativamente abundante no âmbito das discussões teóricas educacionais. Neste artigo contudo, percorre-se a revisão de literatura produzida nas áreas da formação e do currículo, problematizando a sua análise também em torno da representação que nos devolve sobre os reflexos do currículo no processo de formação de novos profissionais no contexto do ensino superior de música em Portugal. Qual é a função do professor na organização do trabalho de ensinar e no currículo de formação dos seus alunos? Quais as conceções mais visíveis sobre a natureza, construção e uso do conhecimento necessários ao seu exercício? Os traços dominantes resultantes do confronto destas revisões com o estudo empírico realizado no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação desenvolvido na Universidade Católica Portuguesa apontam para a necessidade de construção de linhas reflexivas sobre o currículo de formação de professores e alunos, englobando-se neste sentido uma visão mais alargada sobre os conceitos associados à natureza da função e do saber do professor como agente de formação.
dc.description.abstractAvailable research on teachers’ education is rich and diverse. In this paper, an overview of main relevant literature in the fields of teachers’ training and curriculum development is presented, also discussing the representations that it reflects of the understanding of higher education teachers for the training of teachers of Music in Portugal: Which role is attributed to the higher education teacher in organizing curriculum and teaching for students of Music? Which are their predominant perceptions about the required knowledge for those students and the ways to construct and mobilize it in the future teachers? The confrontation of data of empirical research with reviewed literature, within a doctoral program of Portuguese Catholic University, indicate the need for training institutions to reinforce in their programs for future teachers of Music, the reflection and promotion of a broader view of professional knowledge of teachers and the specificity of teaching profession.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, V., & Roldão, M. C. (2017). O currículo de formação no ensino superior de música em Portugal: perspetivas teóricas e dados de um estudo empírico. Revista Portuguesa de Investigação Educacional , 17, 231-258.pt_PT
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25097
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superior de músicapt_PT
dc.subjectCurriculum
dc.subjectFormation
dc.subjectMusic teachers' education
dc.titleO currículo de formação no ensino superior de música em Portugal: perspetivas teóricas e dados de um estudo empíricopt_PT
dc.title.alternativeCurriculum for music teachers’ education: theoretical perspectives and empirical data issued from a study in higher education institutions in Portugal
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage258pt_PT
oaire.citation.startPage231pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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