Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desafios da implementação agile no retalho : o caso de uma empresa de retalho não alimentar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203350537.pdf1.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O mundo empresarial está em constante evolução e as empresas enfrentam desafios cada vez mais complexos e imprevisíveis. Neste contexto surge, em indústrias de sotfware, a filosofia Agile que visa responder e ultrapassar estes obstáculos e que rapidamente se expandiu para outros setores. Esta oferece às empresas uma abordagem caracterizada pela sua preocupação na colaboração entre equipas multifuncionais, na flexibilidade de resposta a mudanças, focando se no valor entregue ao cliente e na melhoria contínua. Existe ainda uma lacuna na literatura relativamente à sua aplicabilidade em indústrias de retalho, sendo este o principal objetivo desta dissertação que permite responder à questão “Desafios da implementação Agile no retalho: O caso de uma empresa de retalho não alimentar”. Para isso, foram realizadas entrevistas a colaboradores de uma empresa multinacional, do setor do retalho não alimentar que implementou metodologias do Agile em dois projetos. Num dos projetos a implementação trouxe resultados positivos e agilidade à equipa e no outro existiram inúmeros obstáculos à correta transformação em Agile. Esta discrepância permitiu uma reflexão sobre as características que podem influenciar o sucesso ou não do Agile em empresas de retalho. Qualquer transformação ao modus operandi e objetivos de uma empresa requer uma mudança significativa a nível estrutural, compromisso formativo, empenho e envolvimento de todos os colaboradores. Torna-se imperativo, nesta transformação, avaliar resultados, a satisfação dos elementos e a obtenção do objetivo final, que é a satisfação do cliente.
The business world is constantly evolving, and companies are facing increasingly complex and unpredictable challenges. In this context, the Agile philosophy emerged in software industries, aiming to respond, and overcome these obstacles, and quickly expanded to other sectors. It offers companies an approach characterized by its concern for collaboration between multifunctional teams, flexibility in response to changes, focusing on the value delivered to the customer, and continuous improvement. There is still a gap in the literature regarding its applicability in retail industries, which is the main objective of this dissertation that allows us to answer the question “Challenges of Agile implementation in retail: The case of a non-food retail company.” In order to respond to this, interviews were conducted with employees of a multinational company in the non-food retail sector that implemented Agile methodologies in two different projects. In one project, the implementation brought positive results and agility to the team, while in the other there were numerous obstacles to the correct transformation to Agile. This discrepancy allowed for a reflection on the characteristics that can influence the success or failure of Agile in retail companies. Any transformation to a company’s modus operandi and objectives requires significant structural change, training commitment, dedication, and involvement of all employees. In this transformation, it becomes imperative to evaluate results, the satisfaction of the individuals involved, and the achievement of the goal, which is customer satisfaction.

Description

Keywords

Agile Cultura Mudança Liderança Mentalidade Culture Change Leadership Mentality

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue