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This study aims to critically analyze audience perceptions of Disney’s live-action remakes, with a focus on The Little Mermaid (2023) and Peter Pan & Wendy (2023). When Disney began adapting its classic animated films into live-action remakes, the studio followed representation policies, which led the films to become contested objects among audiences. Through a qualitative approach involving the analysis of film narratives, social media comments, and opinion pieces by professional critics, it was found that audience perceptions are polarized. The study found that audience perceptions varied widely—while some sought to separate characters' physical appearance from their core identity, others called for greater diversity. These differing views were shaped by factors such as nostalgia, expectations of faithfulness to the source material, and concerns about representation.
Esta reflexão propõe-se a analisar criticamente as perceções da audiência dos remakes live-action da Disney, com foco nos filmes A Pequena Sereia (2023) e Peter Pan e Wendy (2023). Quando a Disney começou a adaptar as suas animações clássicas em remakes live-action, o estúdio seguiu políticas de representatividade, o que levou os filmes a tornarem-se objetos contestados pelas audiências. Através de uma abordagem qualitativa da análise das histórias dos filmes e da análise dos comentários de redes sociais e de artigos de opinião da crítica especializada, observou-se que as perceções desta audiência são polarizadas. O estudo inferiu que as perceções variam, desde tentativas de dissociar a aparência física da identidade das personagens até apelos por maior diversidade, sendo as perceções moldadas por nostalgia, expectativas de fidelidade à narrativa original e preocupações sobre a representação.
Esta reflexão propõe-se a analisar criticamente as perceções da audiência dos remakes live-action da Disney, com foco nos filmes A Pequena Sereia (2023) e Peter Pan e Wendy (2023). Quando a Disney começou a adaptar as suas animações clássicas em remakes live-action, o estúdio seguiu políticas de representatividade, o que levou os filmes a tornarem-se objetos contestados pelas audiências. Através de uma abordagem qualitativa da análise das histórias dos filmes e da análise dos comentários de redes sociais e de artigos de opinião da crítica especializada, observou-se que as perceções desta audiência são polarizadas. O estudo inferiu que as perceções variam, desde tentativas de dissociar a aparência física da identidade das personagens até apelos por maior diversidade, sendo as perceções moldadas por nostalgia, expectativas de fidelidade à narrativa original e preocupações sobre a representação.
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Audience studies Disney Diversidade Diversity Estudos de audiência Nostalgia Remakes
Pedagogical Context
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