Repository logo
 
Publication

A direção de turma e a melhoria da gestão pedagógica e curricular da escola

dc.contributor.authorGil, Paulo
dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.date.accessioned2016-04-06T11:21:40Z
dc.date.available2016-04-06T11:21:40Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA autonomia de escola é valorizada sobretudo a nível da legislação e do discurso político sobre as escolas e os professores, traduzindo-se na tomada de decisões sobre os meios para contextualizar localmente as políticas definidas centralmente, mas a sua materialização depende da capacitação e do apoderamento dos gestores escolares. Esta comunicação apresenta um projeto de melhoria organizacional de uma escola básica e secundária do distrito do Porto, cujo objeto é a delegação e a apropriação de competências de decisão por parte de um conjunto de diretores de turma ao nível da organização do processo de ensino. A metodologia do estudo insere-se num paradigma qualitativo e recorre às técnicas da observação participante, da análise de documentos produzidos na escola e de um focus group com diretores de turma do 5.º e do 7.º anos. O estudo visa compreender as dinâmicas de apoderamento dos diretores de turma na implementação da organização do processo de ensino baseado em turmas contíguas. Os resultados provisórios apontam para um maior apoderamento por parte dos diretores de turma envolvidos no projeto no que concerne à articulação da gestão curricular, às modalidades de flexibilização dos grupos de alunos e à focalização do trabalho colaborativo dos professores na organização e gestão do processo de ensino. Apontam ainda para o desenvolvimento das suas competências de gestão de pessoas, de atividades e de recursos materiais, bem como para o estabelecimento de uma relação mais cooperante entre a gestão de topo e a gestão intermédia, com reflexos positivos no clima de escola.pt_PT
dc.identifier.citationGIL, Paulo ; MACHADO, Joaquim - A direção de turma e a melhoria da gestão pedagógica e curricular da escola. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 383-395pt_PT
dc.identifier.isbn9789899948600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19527
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.porto.ucp.pt/external/kai/ATAS_VOL_II.pdfpt_PT
dc.subjectAvaliação institucionalpt_PT
dc.subjectMelhoria organizacionalpt_PT
dc.subjectEnsino em equipapt_PT
dc.subjectLiderança pedagógicapt_PT
dc.titleA direção de turma e a melhoria da gestão pedagógica e curricular da escolapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
40303371.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: