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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation explores the internationalization process of Vasicol, a family company that
has been in existence for over a century and successfully transitioned from a domestic-only
presence to an international player, exporting 99% of its production to more than 35 countries.
The case study examines the firm's entry strategies, the rationale behind its decision to expand
abroad, and how it has managed to compete with other players in the market that employ
unmatchable low pricing strategies.
Through a comprehensive analysis of its strategy, this study identifies Vasicol's unique
capability in working with terracotta and stoneware materials, portfolio adaptation to align with
local preferences, establishment of an international network, and investment in innovation and
design as key drivers of its international success.
The case study also highlights some notable changes in the company's international strategy
over time, with Vasicol exploring new ways of sustaining growth and identifying new
emerging markets of strategic importance.
Lastly, this case study offers insightful information on how Portugal, the leading European
exporter of ceramic tableware, can preserve its competitiveness in the global market for
utilitarian and decorative ceramics. It offers ideas of strategies for effectively compete against
countries such as China and India, which employ low pricing strategies.
Esta dissertação explora o processo de internacionalização da Vasicol, uma empresa familiar com mais de um século de existência e que se transformou, com sucesso, de uma presença exclusivamente doméstica para uma empresa internacional, exportando 99% da sua produção para mais de 35 países. O caso de estudo examina as estratégias de entrada da empresa, a lógica subjacente à sua decisão de se expandir para o estrangeiro e a forma como conseguiu competir com outros atores do mercado que empregam estratégias de preços baixos inigualáveis. Através de uma análise exaustiva da sua estratégia, o caso de estudo identifica a capacidade única da Vasicol em trabalhar com materiais de terracota e grés, a adaptação do seu portfólio de produtos às preferências locais e o investimento na inovação e no design como fatores-chave do seu sucesso internacional. O estudo também destaca algumas mudanças notáveis na estratégia internacional da empresa ao longo do tempo, com a Vasicol a explorar novas formas de sustentar o crescimento e a identificar novos mercados emergentes de importância estratégica. Por último, este caso de estudo oferece informação relevante sobre como Portugal, o principal exportador europeu de loiça de mesa em cerâmica, pode preservar a sua competitividade no mercado global de cerâmica utilitária e decorativa. Oferece ideias de estratégias para competir efetivamente com países como a China e a Índia, que utilizam estratégias de preços baixos.
Esta dissertação explora o processo de internacionalização da Vasicol, uma empresa familiar com mais de um século de existência e que se transformou, com sucesso, de uma presença exclusivamente doméstica para uma empresa internacional, exportando 99% da sua produção para mais de 35 países. O caso de estudo examina as estratégias de entrada da empresa, a lógica subjacente à sua decisão de se expandir para o estrangeiro e a forma como conseguiu competir com outros atores do mercado que empregam estratégias de preços baixos inigualáveis. Através de uma análise exaustiva da sua estratégia, o caso de estudo identifica a capacidade única da Vasicol em trabalhar com materiais de terracota e grés, a adaptação do seu portfólio de produtos às preferências locais e o investimento na inovação e no design como fatores-chave do seu sucesso internacional. O estudo também destaca algumas mudanças notáveis na estratégia internacional da empresa ao longo do tempo, com a Vasicol a explorar novas formas de sustentar o crescimento e a identificar novos mercados emergentes de importância estratégica. Por último, este caso de estudo oferece informação relevante sobre como Portugal, o principal exportador europeu de loiça de mesa em cerâmica, pode preservar a sua competitividade no mercado global de cerâmica utilitária e decorativa. Oferece ideias de estratégias para competir efetivamente com países como a China e a Índia, que utilizam estratégias de preços baixos.
Description
Keywords
Utilitarian and decorative ceramics Entry modes Internationalization strategies Antecedents of internationalization Adaptation Market selection Cerâmica utilitária e decorativa Modos de entrada Estratégias de internacionalização Antecedentes da internacionalização Adaptação Seleção de mercados