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O desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica

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O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no Instituto de Ciências da Saúde - Porto da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu num serviço de internamento de Pediatria de uma unidade hospitalar, numa Unidade de Cuidados na Comunidade e numa Unidade de Saúde Familiar. A metodologia utilizada foi a descritiva e reflexiva, sustentada em pesquisa bibliográfica e em evidência científica, dando robustez às aprendizagens adquiridas ao longo do estágio. As competências intrínsecas à obtenção de Grau de Mestre em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica foram reunidas em quatro domínios de atuação: domínio de prestação de cuidados, domínio de investigação em enfermagem, domínio de formação em enfermagem e domínio de gestão de cuidados. Esta estruturação abre lugar à análise do percurso percorrido através das aprendizagens e das competências conseguidas nos diferentes contextos assistenciais, com a finalidade de alcançar os objetivos gerais e específicos previamente definidos, assim como das reflexões que elas originaram, desenvolvendo competências científicas, técnicas, culturais e humanas enquanto Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. A análise reflexiva indicou de que forma as competências foram atingidas nos distintos contextos, nomeadamente: no processo de enfermagem, na comunicação, na dor, na parceria de cuidados, na transição para a parentalidade, no impacto da doença e na hospitalização da criança, nas crianças e nos jovens em risco e em situações de maior vulnerabilidade, na vigilância em saúde e na saúde escolar. A aquisição do saber e as competências permitiram realizar uma reflexão acerca das implicações que este percurso académico teve na minha prática clínica futura.
This Internship report was elaborate as part of the final stage of the 14th Master’s degree in Nursing with specialization in children’s and pediatric health, at the Health Science Institute – Porto from the Universidade Católica Portuguesa. The internship took place in a Pediatrics inpatient service of a hospital, in a Community Care Unit and in a Family Health Unit. The methodology used to make this report was descriptive and reflective, supported by bibliographic research and scientific evidence, giving strength to the learning acquired during the internship. The competencies inherent in obtaining a master's degree with specialization in child and pediatric health were gathered into four areas of action: care delivery, nursing research, nursing training and care management. This structure allows the analysis of the path taken through the learning and skills acquired in the different care contexts, with the purpose of achieving the general and specific objectives previously defined as well as the reflections that they originated, developing scientific, technical, cultural and human skills as a Nurse with specialization in children’s and pediatric health. The reflexive analysis translated how competencies were achieved in the areas of action, namely Nursing Documentation, Communication, Pain, Care Partnership, Parenting, Illness and Hospitalization impact in Children, Children and young people at risk, Health Surveillance and School Health. Knowledge and skills acquisition allowed to do a reflection on the implications that this academic path had on my future clinical practice of care.

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Enfermagem Saúde infantil e pediátrica Criança Família Competências. Nursing Children and pediatric health Child Family Nursing skills

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