Repository logo
 
Publication

Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como?

dc.contributor.authorJesus, Pedro
dc.contributor.authorAzevedo, Joaquim
dc.date.accessioned2021-02-01T19:01:56Z
dc.date.available2021-02-01T19:01:56Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractOs estudos publicados no campo da inovação educacional têm procurado mais disseminar experiências do que compreendê-las na sua complexidade. Narram, em geral, experiências educativas, a partir de alguns indicadores de qualidade, mas geralmente não se ancoram em marcos teóricos desenvolvidos sobre o conceito de inovação em educação. Por sua vez, a retórica da inovação parece fazer parte do discurso educativo predominante, chegando alguns autores a considerar que se tornou mesmo numa trendy buzzword e a alertar para que, na corrida para se tornarem inovadores, escolas e sistemas podem mascarar de consumismo a pedagogia. Este artigo faz uma revisão de literatura de tipo narrativo e exploratório, não sistemática (Ferenhof e Fernandes, 2016), que se insere numa investigação de doutoramento em curso sobre inovação educacional numa rede de escolas, em Portugal. Visa contribuir para dar consistência à pesquisa a empreender e clarificar os conceitos em torno da inovação em educação: compreender de onde provêm as forças que a convocam, identificar como é que ela se processa e em que níveis atua. Sendo um conceito que percorreu um longo caminho na economia, na ciência e na vida social, a inovação em educação carece de uma conceptualização que detalhe as variáveis e as diferentes escalas onde intervém, do sistema à sala de aula, do nível mundial ao local. A revisão empreendida permitiu-nos perspetivar a inovação educacional como um conceito multidimensional e multinível, ao serviço de um contínuo processo de melhoria da escola, necessariamente focado no desenvolvimento humano de todos e cada um dos alunos, segundo padrões de equidade e justiça social.pt_PT
dc.description.abstractThe studies published in the field of educational innovation have been seeking to diffuse experiences rather than to understand its complexity. In general, they use quality indicators to describe educational experiences, but generally do not anchor in solid theoretical frameworks upon the concept of innovation in education. On the other hand, the rhetoric of innovation seems to be part of the predominant educational discourse, with some authors even considering that it has become a “trendy buzzword” and warning that, in the race to become innovative, schools and systems masquerade consumerism as pedagogy. This paper presents a literature review of narrative and exploratory type, non-systematic (Ferenhof & Fernandes, 2016), within an ongoing PhD research on educational innovation in a network of schools in Portugal, aims to give consistency to the research to undertake and clarify the concepts around innovation in education: understanding where the forces that call it come from, identifying how it is processed and in which levels it operates. Being a concept that has made a long way in economics, science and social life, the innovation in education lacks a conceptualization that details the variables and different scales in which it works, from the system itself to the classroom, from world level to local level. The review undertaken allowed us to envision educational innovation as a multidimensional and multilevel concept, serving a continuous school improvement process, necessarily focused on the human development of each and every student, according to equity and social justice standards.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJesus, P., Azevedo, J. (2020). Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como?. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (20), 21-55pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2020.9683pt_PT
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31854
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Editora - Portopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInovação educacionalpt_PT
dc.subjectConceito multidimensionalpt_PT
dc.subjectConceito multinívelpt_PT
dc.subjectMelhoria da escolapt_PT
dc.subjectEducational innovationpt_PT
dc.subjectMultidimensional conceptpt_PT
dc.subjectMultilevel conceptpt_PT
dc.subjectSchool improvementpt_PT
dc.titleInovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como?pt_PT
dc.title.alternativeEducational innovation. What? Why? Where? How?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.issue20pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameAzevedo
person.givenNameJoaquim
person.identifier.ciencia-id1F11-FCFE-95E2
person.identifier.orcid0000-0002-4986-7153
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication9799aa8e-cbdc-446f-b12d-e1e0874b59ee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9799aa8e-cbdc-446f-b12d-e1e0874b59ee

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Inovação educacional. O que é Porquê Onde Como.pdf
Size:
381 KB
Format:
Adobe Portable Document Format