Repository logo
 
Publication

Concetualizar a inovação enquanto processo fundacional da transformação da escola

dc.contributor.authorSerra, Lídia
dc.contributor.authorAlves, José
dc.contributor.authorSoares, Diana
dc.date.accessioned2024-09-25T17:32:42Z
dc.date.available2024-09-25T17:32:42Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractMúltiplos estudos vêm sendo realizados sobre as dificuldades, as possibilidades e a sustentabilidade da mudança, bem como sobre o conservadorismo e a resiliência dos sistemas educativos. A inovação vem assumindo uma centralidade neste processo de mudança, por ser considerada um fator potenciador da transformação pedagógica, um pequeno elo de uma cadeia de necessárias metamorfoses que abarcam, de forma sistémica, toda a organização escolar. Nesta revisão narrativa de literatura foi concretizada uma abordagem histórico-social relativa ao conceito de inovação, visando sustentar a concetualização do construto, segundo duas dimensões: a ontológica e a epistemológica. Neste alinhamento, propomos um modelo diagramático e uma definição de inovação que sumarizam a essência plural do processo inovativo em educação. A definição de inovação, considerada a sua natureza multidimensional e o seu caráter sistémico e dinâmico, assenta em cinco eixos: o âmbito; o objeto; a responsabilidade, entendida como capacitação organizacional; o foco; e o percurso.pt_PT
dc.description.abstractSeveral studies have been developed about the difficulties of school change, the complexity of sustainability surrounding the process and the conservatism and resilience that mark the educational system. Innovation assumes centrality in the process of change because it is an important factor in the transformation of teachers' practices, a small link on a chain of changes that systemically pursues the school organisation. This narrative literature review conducted a historical-social approach to innovation. The purpose is to conceptualise the construct, following two dimensions: the ontological and the epistemological. Therefore, we propose a diagrammatic model and a synthetic definition of innovation that summarises the pluralist essence of educational innovation. The definition of innovation, considering its multidimensional nature and its dynamical and systemic features, follows five dimensions: scope; object; responsibility; focus; and course. This narrative literature review conducted a historical-social approach to innovation. The purpose is to conceptualise the construct, following two dimensions, the ontological and the epistemological. Therefore, we propose a diagrammatic model and a synthetic definition of innovation that summarises the pluralist essence of educational innovation. The definition of innovation, considering its multidimensional nature and its dynamical and systemic features, follows five dimensions: scope, object, responsibility, focus and course.pt_PT
dc.description.abstractSe han realizado múltiples estudios sobre las dificultades y la sostenibilidad del cambio, así como sobre el conservadurismo y la resiliencia de los sistemas educativos. La innovación viene asumiendo una centralidad en este proceso de cambio, pues se considera un factor que potencia la transformación pedagógica, un pequeño eslabón en una cadena de cambios necesarios que abarcan toda la organización escolar de manera sistémica. En esta revisión narrativa bibliográfica se ha valorado un enfoque histórico-social relacionado con el concepto de innovación, en una concepción del constructo, según dos dimensiones, ontológica y epistemológica. Así, proponemos un modelo diagramático y una definición de innovación que resumen la esencia del proceso innovador en educación. La definición de innovación, considerada su naturaleza multidimensional y su carácter sistémico y dinámico, se basa en cinco ejes: el alcance; el objeto; la responsabilidad, entendida como capacitación organizacional; el enfoque; y el curso.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.31219pt_PT
dc.identifier.eid85208236110
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/46724
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectTransformação educacionalpt_PT
dc.subjectSustentabilidade da mudançapt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectEducational transformationpt_PT
dc.subjectSustainable changept_PT
dc.subjectInnovaciónpt_PT
dc.subjectTransformación educativapt_PT
dc.subjectSostenibilidad del cambiopt_PT
dc.titleConcetualizar a inovação enquanto processo fundacional da transformação da escolapt_PT
dc.title.alternativeConceptualising innovation as the foundational process of school transformationpt_PT
dc.title.alternativeConceptualizar la innovación como el proceso fundacional de la transformación escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
105753895.pdf
Size:
1.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: