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Descentralização e autonomia: a flexibilidade curricular (AFC) na perspetiva da regulação e ação pública
dc.contributor.author | Silva, Maria Margarida Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T12:44:14Z | |
dc.date.available | 2020-12-09T12:44:14Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este artigo enquadra uma etapa de revisão de literatura central na contextualização do objeto do estudo, a implementação da política pública de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) nos ensinos básico e secundário, pelo Decreto-Lei nº 55 de 06/07/18 (nos seus artigos: 12º, 13º e 14º) e, antecedida pelo Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (Despacho nº 5908 de 05/07/17 - PAFC). Por sua vez o estudo, enquadra uma investigação desenvolvida no âmbito da tese de doutoramento em Ciências da Educação, vertente Administração e Organização Escolar, na Universidade Católica do Porto, que tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de construção e regulação das políticas públicas em Portugal. Ao tomarmos como analisador a política pública de AFC, com o propósito de compreender e descrever o processo de formulação e implementação da medida, bem como as matrizes de apropriação por parte do conjunto de agentes públicos e privados (o público desta política), consideramos os eixos de análise seguintes: i) Origens; ii) Processos e, iii) Efeitos. Do nosso ponto de vista, a evolução das políticas públicas com o sentido de novas formas de “regulação” e “governança” está associada à implementação de um conjunto de mecanismos de descentralização, que progressivamente traduzem novas formas de coordenação, administração e financiamento do sistema educativo e que, implicam a adoção de instrumentos específicos de autonomia das escolas. É neste sentido que a “flexibilidade” participa na introdução de lógicas de regulação “pós-burocráticas” nos sistemas educativos nacionais. Neste texto pretendemos dar conta dos princípios teóricos e conceitos que regem esta investigação no campo da regulação e ação pública e, da sua relação com a evolução das políticas públicas e a recomposição das funções do Estado. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, M.M.F. (2019). Descentralização e autonomia: a flexibilidade curricular (AFC) na perspetiva da regulação e ação pública. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 411-429). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789895436446 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/31428 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
dc.subject | Política pública | pt_PT |
dc.subject | Regulação | pt_PT |
dc.subject | Ação pública | pt_PT |
dc.subject | Política de autonomia e flexibilidade curricular | pt_PT |
dc.title | Descentralização e autonomia: a flexibilidade curricular (AFC) na perspetiva da regulação e ação pública | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 429 | pt_PT |
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oaire.citation.title | Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional | pt_PT |
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