Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

The presentation

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
132600320.pdf179.29 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O dossiê Estudos linguísticos e cognição social reúne artigos originais em torno de uma temática que integra de maneira desafiadora a agenda dos estudos atuais das ciências da linguagem e que tem se mostrado de grande relevância contemporânea, rivalizando com questões que também procuram explicar a constituição da sociabilidade. A noção de cognição social, com suas nuanças epistemológicas, marca de forma geral uma posição crítica ao naturalismo. Em que pesem diferenças de ênfase entre as várias acepções e abordagens da cognição social, a tese segundo a qual a práxis social é a base da modulação da experiência cognitiva acaba sendo uma espécie de regulador epistêmico geral da noção, que vem sendo tratada no âmbito de distintos paradigmas teóricos e tem exigido da ciência da linguagem arbitragens interdisciplinares. Os trabalhos presentes neste dossiê bem o demonstram, sobretudo por destacarem o papel da linguagem e da experiência humana organizada na construção conceitual, bem como os seus contextos de emergência, estruturação e modos de funcionamento. A abrangência dos textos em torno da constituição da cognição social, salutar e necessária, uma vez que o foco do dossiê, atinente a um traço singular da condição humana, revela-se tanto na aquisição, quanto na patologia de linguagem, tanto na dinâmica de nossas comunicações intersubjetivas, quanto na estrutura da significação linguística, tanto na reflexividade social, quanto na discursiva, tanto na infraestrutura pragmática e interacional da vida mental, quanto nas normas socioculturais que presidem os regimes simbólicos e ideológicos da vida em sociedade, tanto na semiose verbal, quanto na não verbal. Os 11 artigos que compõem o dossiê Estudos linguísticos e cognição social podem ser organizados em dois eixos que perfilam os conteúdos e o escopo das reflexões e discussões contempladas — nas quais é possível apreender um equilíbrio entre contribuição teórica, constituição e análise de diferentes dados empíricos e projeções ou implicações do estudo em questão.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Morato, E. M., da Silva, A. S., & Mira, C. C. C. R. (2025). The presentation. Cadernos De Estudos Linguisticos, 67, Article e025039. https://doi.org/10.20396/cel.v67i00.8681311

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue