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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Fan Culture has largely been discussed when linked with Media Studies – be it regarding the
effects of television and/or the Internet, or its historical evolution. This study proposes to
investigate Fan Culture by exploring how it works and which are its defining characteristics,
terminology and limits.
Inevitably intertwined with Popular Culture, this dissertation will try to identify multiple
fandoms and distinguish what unites them – as well as what separates them. Exploring topics
like fan identification, as well as gender and violence (among others), will allow for a greater
clarity on the impact of the phenomenon in both social and cultural life.
Fan Culture can be thought of as a wide spectrum. This investigation wishes to better define
and analyze the phenomenon and its dynamics. Understanding fans as both cultural objects
and active agents in the production of culture, this dissertation will make use of a qualitative
analysis of fundamental texts, as well as a secondary data analysis of three quantitative
studies to further define the culture produced for and by the fans.
A Cultura dos Fãs tem sido estudada sobretudo em associação aos Estudos dos Media - quer seja em relação aos efeitos da televisão e/ou da Internet, quer seja em relação à sua evolução histórica. Este trabalho propõe investigar a Cultura dos Fãs, explorando como funciona e quais são as suas características principais, respectiva terminologia e limites. Inevitavelmente entrelaçada com a Cultura Popular, esta dissertação procurará identificar múltiplos grupos de fãs e distinguir o que os une - assim como o que os separa. O estudo de temas como a identificação dos fãs, o género e a violência (entre outros) permitirá clarificar o impacto do fenómeno tanto na vida social como cultural. A Cultura dos Fãs pode ser pensada como um espectro amplo. Esta investigação visa definir e analisar mais a fundo o fenómeno e as suas dinâmicas. Fazendo uso dos fãs como objetos culturais e agentes ativos na produção da cultura, esta dissertação desenvolve uma análise qualitativa de textos fundamentais, bem como uma análise de dados secundários de três estudos quantitativos para definir melhor a cultura produzida para e pelos fãs.
A Cultura dos Fãs tem sido estudada sobretudo em associação aos Estudos dos Media - quer seja em relação aos efeitos da televisão e/ou da Internet, quer seja em relação à sua evolução histórica. Este trabalho propõe investigar a Cultura dos Fãs, explorando como funciona e quais são as suas características principais, respectiva terminologia e limites. Inevitavelmente entrelaçada com a Cultura Popular, esta dissertação procurará identificar múltiplos grupos de fãs e distinguir o que os une - assim como o que os separa. O estudo de temas como a identificação dos fãs, o género e a violência (entre outros) permitirá clarificar o impacto do fenómeno tanto na vida social como cultural. A Cultura dos Fãs pode ser pensada como um espectro amplo. Esta investigação visa definir e analisar mais a fundo o fenómeno e as suas dinâmicas. Fazendo uso dos fãs como objetos culturais e agentes ativos na produção da cultura, esta dissertação desenvolve uma análise qualitativa de textos fundamentais, bem como uma análise de dados secundários de três estudos quantitativos para definir melhor a cultura produzida para e pelos fãs.
Description
Keywords
Fan culture Popular culture Fan identification Cultura de fãs Cultura popular Identificação dos fãs