Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O enfermeiro especialista na promoção da parentalidade em pais de crianças internadas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203573757.pdf31.31 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O internamento de um filho é um momento stressante para os pais, podendo levar à rutura de papéis, ou interrompendo a construção da parentalidade que se iniciou com o início da gravidez. Isto vem demonstrar uma dificuldade experienciada e vivida por muitos pais, que subitamente são levados pelo seu filho a um internamento prolongado, num ambiente frio e agressivo para a família. O papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica é garantir o bem-estar da criança e família, promovendo o desempenho dos papéis parentais, nunca esquecendo que os pais são os principais e melhores cuidadores daquela criança. Desta forma deve-se manter sempre a filosofia dos Cuidados Centrados na Família, centralizando os cuidados de enfermagem na família e não somente na criança, mas tendo em vista o bem-estar de todos e a melhoria de estado de doença da criança/jovem. O relatório apresentado é o resultado do trabalho realizado no Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Com a realização deste relatório pretende-se analisar de forma crítica os objetivos de aprendizagem, quanto à sua concretização, avaliar de forma global e crítica o processo de desenvolvimento de competências e fundamentar as atividades com base na evidência científica disponível. Este trabalho é a reflexão de dezassete meses de trabalho académico, tendo sido desenvolvido em torno da temática escolhida inicialmente, promoção da parentalidade de pais de crianças internadas em contexto hospitalar. As atividades desenvolvidas contribuíram para o alargamento do meu conhecimento e a sua transposição para a prática, promovendo o desenvolvimento de competências e a mobilização de recursos para o contexto de trabalho através da capacidade para analisar, tomar decisões e agir em prol do bem-estar daqueles de quem cuido.
The hospitalization of a child is a stressful moment for the parents, which can lead to the rupture of roles, or interrupting the construction of parenthood that began with the beginning of the pregnancy. This demonstrates a difficulty experienced by many parents, who are suddenly taken by their child to a prolonged hospital stay, in a cold and aggressive environment for the family. The role of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health is to ensure the well-being of the child and family, promoting the performance of parental roles, never forgetting that parents are the main and best caregivers of that child. In this way, the philosophy of Family-Centered Care should always be maintained, centralizing nursing care in the family and not only in the child, but with a view to the well-being of all and the improvement of the child/young person's disease state.

Description

Keywords

Parentalidade Papel parental Enfermagem pediátrica Internamento Hospitalização Parenting Parental role Pediatric nursing Internment Hospitalization

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue