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Pensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorPalhinha, Maria Helena Cardoso
dc.contributor.authorSantos, Ricardo Rodrigues dos
dc.date.accessioned2014-10-10T09:50:02Z
dc.date.available2014-10-10T09:50:02Z
dc.date.issued2014-02-26
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractTomando como ponto de partida uma reflexão sobre o espaço que o pensamento crítico ocupa na escola atual, realizou-se o presente estudo como forma de contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas promotoras do pensamento crítico, particularmente no ensino das artes visuais. Assim, concebeu-se este estudo com a finalidade de averiguar se um programa de intervenção por nós desenvolvido, a partir da taxonomia de Ennis (1985), promove o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos. O referido programa foi desenvolvido com 15 sujeitos participantes que pertencem a uma turma do 7.º ano de escolaridade do 3.º ciclo do ensino básico, frequentando a disciplina de Educação Visual, da escola onde foi realizada a Prática Pedagógica. O Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X) foi utilizado, quer como pré-teste, quer como pós- -teste, para medir o nível de pensamento crítico dos sujeitos participantes, tendo sido aplicado no contexto da aula da disciplina de Educação Visual. Recorreu-se, igualmente, à observação de aulas como técnica de recolha de dados, de forma a obter informações que pudessem complementar os dados obtidos pela aplicação do Teste de Pensamento Crítico – Cornell (Nível X). Os resultados obtidos parecem apontar no sentido de que o programa de intervenção concebido promoveu o desenvolvimento do nível de pensamento crítico dos alunos.por
dc.description.abstractTaking as a starting point for a reflection on the space that critical thinking holds in current school, took place the present study as a contribution to the development of educational practices that promote critical thinking, particularly in the teaching of visual arts. Thus was conceived this study in order to determine whether an intervention program developed by us, based on Ennis’s (1985) taxonomy, promotes the development of the level of students' critical thinking. This program was developed with 15 participating subjects that belong to a class of grade 7, 3rd Cycle of Basic Education, attending the discipline of Visual Education, from the school where it was held Teaching Practice. The Cornell Critical Thinking Test (Level X) was used both as a pre-test, and as post-test to measure the level of participants' critical thinking and applied in the context of Visual Education classes. We resorted also to classes observation as a technique for data collection in order to obtain information that could supplement the data obtained by applying the Cornell Critical Thinking Test (Level X). The results seem to point towards the intervention program promoted the development of the level of students' critical thinking.por
dc.identifier.tid201681234
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15220
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectCritical thinkingpor
dc.subjectVisual Artspor
dc.titlePensamento crítico no ensino das Artes Visuais na Escola dos nossos tempospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesis
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações

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