Advisor(s)
Abstract(s)
This study aims to better illustrate in-store buying behaviour, in terms of how different stimuli
activate parts of shoppers’ brains to remember items that were not part of their shopping
plans. The aim is to shed some light on shopper’s attitudes and reactions towards national
brands or private labels, the impact of loyalty cards on cardholders’ shopping decisions, how
shoppers with company behave differently than solo shoppers, and on the role of consumers’
hedonic and utilitarian motivations in determining shopping behaviour.
In order to conduct the analysis proposed on this dissertation, it was used a set of primary data
from a study that covered all stages of the consumer decision-making process. Research
showed that while shoppers tend to plan their trips, the difference is marginal. Study of
unplanned shopping revealed that choices tend to favour national brands. Loyalty cardholders
are also revealed to favour national brands. Among those shopping with company, the study
found that couples plan their trips more than shoppers who go with their children, extended
family or friends. Finally, consumers with hedonic motivations were found to make more instore
purchases than shoppers with utilitarian motivations.
The results provide important insights for retailers and manufacturers, allowing them to price
their products optimally, drive more effective promotions, segment their customers more
precisely, and manage their brands and positioning better. A better understanding of shopper’s
motivations can help retailers provide better shopping experiences for customers. Ultimately,
these actions can result in increased footfall, market share and profits.
Este estudo procura ilustrar melhor o comportamento dos consumidores dentro dos espaços de retalho, em termos da forma como diferentes estímulos afectam partes do cérebro dos compradores, lembrando-os de produtos que não estavam na lista de compras original. O objectivo é clarificar as atitudes e reações dos compradores face a produtos de marca de referência ou de marca branca, o impacto dos cartões de desconto nas decisões de compra, a forma como compradores que vêm acompanhados agem de forma diferente dos que vêm sozinhos, e no papel das motivações utilitárias ou hedónicas em determinar o comportamento dos clientes. No intuito de conseguir responder às questões colocadas nesta dissertação, foram utilizados um conjunto de dados primários recolhido de um estudo que abrangeu todas as fases do processo de tomada de decisão do consumidor. A pesquisa mostrou-nos que embora os compradores tendam a planear as suas visitas e compras, a diferença é marginal. Este estudo de compras não planeadas revelou que as escolhas tendem a favorecer os produtos de marca de referência. Clientes com cartão de desconto também preferem este tipo de produtos. Entre os clientes que visitam os espaços acompanhados, o estudo revelou que os casais tendem a planear mais as suas compras do que clientes que visitam acompanhados dos seus filhos, amigos ou outros familiares. Por fim, clientes com motivações hedónicas tendem a fazer mais compras não planeadas do que clientes com motivações utilitárias. O estudo sugere também formas de utilizar esta informação da melhor forma. Os resultados revelam conclusões interessantes para retalhistas e produtores, permitindo-lhes optimizar os seus preços, tornar as suas promoções mais eficazes, segmentar os clientes com maior precisão, e gerir melhor as suas marcas e posicionamento. Ao compreenderem melhor as motivações dos seus clientes, os retalhistas podem proporcionar experiências melhores. Estas ações podem resultar em mais vistas aos espaços de retalho, maiores quotas de mercado e lucros superiores.
Este estudo procura ilustrar melhor o comportamento dos consumidores dentro dos espaços de retalho, em termos da forma como diferentes estímulos afectam partes do cérebro dos compradores, lembrando-os de produtos que não estavam na lista de compras original. O objectivo é clarificar as atitudes e reações dos compradores face a produtos de marca de referência ou de marca branca, o impacto dos cartões de desconto nas decisões de compra, a forma como compradores que vêm acompanhados agem de forma diferente dos que vêm sozinhos, e no papel das motivações utilitárias ou hedónicas em determinar o comportamento dos clientes. No intuito de conseguir responder às questões colocadas nesta dissertação, foram utilizados um conjunto de dados primários recolhido de um estudo que abrangeu todas as fases do processo de tomada de decisão do consumidor. A pesquisa mostrou-nos que embora os compradores tendam a planear as suas visitas e compras, a diferença é marginal. Este estudo de compras não planeadas revelou que as escolhas tendem a favorecer os produtos de marca de referência. Clientes com cartão de desconto também preferem este tipo de produtos. Entre os clientes que visitam os espaços acompanhados, o estudo revelou que os casais tendem a planear mais as suas compras do que clientes que visitam acompanhados dos seus filhos, amigos ou outros familiares. Por fim, clientes com motivações hedónicas tendem a fazer mais compras não planeadas do que clientes com motivações utilitárias. O estudo sugere também formas de utilizar esta informação da melhor forma. Os resultados revelam conclusões interessantes para retalhistas e produtores, permitindo-lhes optimizar os seus preços, tornar as suas promoções mais eficazes, segmentar os clientes com maior precisão, e gerir melhor as suas marcas e posicionamento. Ao compreenderem melhor as motivações dos seus clientes, os retalhistas podem proporcionar experiências melhores. Estas ações podem resultar em mais vistas aos espaços de retalho, maiores quotas de mercado e lucros superiores.