Repository logo
 
Publication

Para a compreensão da colaboração docente: um estudo com professores de matemática

dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Machado de
dc.contributor.authorGil, Paulo
dc.date.accessioned2022-03-31T17:51:44Z
dc.date.available2022-03-31T17:51:44Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractA atividade docente carateriza-se por uma dimensão individual, mais técnica, e outra colegial, mais funcional. O estudo, de natureza exploratória, visa compreender a abrangência do trabalho docente para além da aula e a diversidade de interações dos professores no seio do grupo disciplinar. A partir da análise documental e de um inquérito por questionário, o estudo identifica um trabalho individual orientado sobretudo para a lecionação, um trabalho colegial focado sobretudo na organização e no controlo, um desempenho profissional justificado em termos de cumprimento em conformidade e interações docentes inscritas em níveis distintos de trabalho em equipa.pt_PT
dc.description.abstractThe teaching activity is characterized by na individual dimension, more technical, and another colegial dimension, more functional. The study, of an exploratory nature, aims to understand the scope of teaching work beyond the classroom and the diversity of interactions among teachers within the same subject group. Based on documentar analysis and a questionnaire survey, the study identifies individual work oriented mainly to teaching, colegial work focused mainly on organization and control, justified professional performance in terms of compliance and teaching interactions registered in distinct levels of teamwork.pt_PT
dc.description.abstractLa actividad docente se caracteriza por una dimensión individual, más técnica, y una colegiada, más funcional. El estudio, de carácter exploratorio, tiene como objetivo compreender el alcance del trabajo docente más allá de la clase y las distintas interacciones de los docentes de asignatura. A partir del análisis documental y de una encuesta el estudio identifica el trabajo individual orientado sobretodo hacia la lección, el trabajo colegiado centrado principalmente en la organización y el control, el desempeño profesional identificado con cumplimiento según las normas e interacciones docentes correspondentes a diferentes niveles de trabajo en equipo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2675-4258
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37222
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividade docentept_PT
dc.subjectFunções administrativaspt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectTrabalho em equipapt_PT
dc.subjectTeaching activitypt_PT
dc.subjectAdministrative functionspt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectTeamworkpt_PT
dc.subjectActividad docentept_PT
dc.subjectFunciones administrativaspt_PT
dc.subjectColaboraciónpt_PT
dc.subjectTrabajo en equipo.pt_PT
dc.titlePara a compreensão da colaboração docente: um estudo com professores de matemáticapt_PT
dc.title.alternativeFor understanding teaching collaboration: a study with teachers of mathematicspt_PT
dc.title.alternativePara la comprensión de la colaboración docente: un estudio con profesores de matematicaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage22pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
joaquim_machado_revin.2021.pdf
Size:
603.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format