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Abstract(s)
Effective digital transformation is becoming increasingly important to a company’s success. Employees are crucial to these transformation processes as their active participation in decision-making and adoption of new behaviours are required for driving and sustaining change. A prominent approach to facilitating behaviour change is the concept of nudging which refers to interventions that gently steer people to a specific positive behaviour while preserving their freedom of choice. In this study, the effects of three types of nudges (default, social influence, feedback) on innovative technology adoption behaviour were investigated in an online experiment (N = 159). In hypothetical scenarios, participants were introduced to a new fictitious collaboration tool, named COTEWO. The experimental groups received different user interface settings coupled with nudges to experience features of the new tool, whereas the control group was not presented with any nudge. Participants were randomly assigned to one of the groups. Seven variables (acceptance, motivation, attitude, commitment, willingness, satisfaction, and preference) were analysed as factors of the multidimensional construct of innovative technology adoption among the employees. The variables resistance to change and age were evaluated as potential moderators. Results showed that nudges motivate employees to explore a new tool. Other differences were not found to be significant. Moderation analyses confirmed that resistance to change influences the impact of nudges on motivation. Despite age differences, age did not necessarily moderate the tested influence. These findings support the use of nudges as potential effective strategy for new technology implementation at work, particularly for designing more individualised interventions in organisations. Furthermore, this research also discusses recommendations for future investigations and limitations associated with this study. Conclusions and results must be interpreted with caution due to the lack of statistical power caused by the small sample size.
A transformação digital torna-se cada vez mais crucial para o sucesso das empresas. Os colaboradores desempenham um papel fundamental nestes processos, dado que a sua participação ativa na tomada de decisões e a adoção de novos comportamentos são essenciais para impulsionar e sustentar a mudança. Uma abordagem relevante para facilitar a mudança de comportamento é o conceito de “nudging”, referindo-se a intervenções que orientam suavemente as pessoas para comportamentos positivos específicos, preservando a sua liberdade de escolha. Neste estudo, foram investigados os efeitos de três tipos de nudges (default, influência social, feedback) no comportamento de adoção de tecnologias inovadoras numa experiência online (N = 159). Em cenários hipotéticos, os participantes foram apresentados uma nova ferramenta de colaboração fictícia, denominada COTEWO. Os grupos experimentais receberam diferentes configurações da interface do utilizador, associadas a nudges para experimentar as funcionalidades da nova ferramenta, enquanto o grupo de controlo não recebeu qualquer nudge. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente pelos diferentes grupos. Foram analisadas sete variáveis (aceitação, motivação, atitude, empenho, vontade, satisfação, e preferência) como fatores da construção multidimensional da adoção de tecnologias inovadoras pelos trabalhadores. A resistência à mudança e idade foram avaliadas como potenciais moderadores. Os resultados revelaram que os nudges motivam eficazmente os colaboradores a utilizar uma nova ferramenta. As restantes diferenças não foram consideradas significativas. As análises de moderação confirmaram que a resistência à mudança influencia o impacto dos nudges na motivação. Apesar das disparidades etárias, a idade não moderou necessariamente a influência testada. Estes resultados apoiam a utilização de nudges como estratégia potencialmente eficaz para a implementação de novas tecnologias no trabalho, nomeadamente para conceber intervenções mais individualizadas. Este estudo também apresenta recomendações para investigação futura e limitações associadas ao trabalho. As conclusões devem ser analisadas tendo em conta a falta de poder estatístico, resultante da pequena dimensão da amostra.
A transformação digital torna-se cada vez mais crucial para o sucesso das empresas. Os colaboradores desempenham um papel fundamental nestes processos, dado que a sua participação ativa na tomada de decisões e a adoção de novos comportamentos são essenciais para impulsionar e sustentar a mudança. Uma abordagem relevante para facilitar a mudança de comportamento é o conceito de “nudging”, referindo-se a intervenções que orientam suavemente as pessoas para comportamentos positivos específicos, preservando a sua liberdade de escolha. Neste estudo, foram investigados os efeitos de três tipos de nudges (default, influência social, feedback) no comportamento de adoção de tecnologias inovadoras numa experiência online (N = 159). Em cenários hipotéticos, os participantes foram apresentados uma nova ferramenta de colaboração fictícia, denominada COTEWO. Os grupos experimentais receberam diferentes configurações da interface do utilizador, associadas a nudges para experimentar as funcionalidades da nova ferramenta, enquanto o grupo de controlo não recebeu qualquer nudge. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente pelos diferentes grupos. Foram analisadas sete variáveis (aceitação, motivação, atitude, empenho, vontade, satisfação, e preferência) como fatores da construção multidimensional da adoção de tecnologias inovadoras pelos trabalhadores. A resistência à mudança e idade foram avaliadas como potenciais moderadores. Os resultados revelaram que os nudges motivam eficazmente os colaboradores a utilizar uma nova ferramenta. As restantes diferenças não foram consideradas significativas. As análises de moderação confirmaram que a resistência à mudança influencia o impacto dos nudges na motivação. Apesar das disparidades etárias, a idade não moderou necessariamente a influência testada. Estes resultados apoiam a utilização de nudges como estratégia potencialmente eficaz para a implementação de novas tecnologias no trabalho, nomeadamente para conceber intervenções mais individualizadas. Este estudo também apresenta recomendações para investigação futura e limitações associadas ao trabalho. As conclusões devem ser analisadas tendo em conta a falta de poder estatístico, resultante da pequena dimensão da amostra.
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Keywords
Nudge Adoption of technology Collaboration Resistance to change Age Introdução de tecnologia Colaboração Resistência à mudança Idade
Pedagogical Context
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