Repository logo
 
Publication

Sustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorJulião, Jorge Manuel Soares
dc.contributor.advisorGaspar, Marcelo
dc.contributor.authorPinto, Sofia Cardoso
dc.date.accessioned2021-09-27T13:52:23Z
dc.date.available2021-09-27T13:52:23Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.date.submitted2021-04
dc.description.abstractEm direção a um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente e a um padrão de consumo mais consciente, a sustentabilidade ambiental é um conceito essencial a ser implementado pela indústria hoteleira. Como tal, a integração da sustentabilidade ambiental na estratégia de negócio dos hotéis é uma abordagem cada vez mais comum. No entanto, existem desafios para as empresas deste setor revindicarem o seu compromisso ambiental melhorando a transparência e a credibilidade de tais compromissos, de forma a obter um maior grau de confiança nos consumidores. Neste sentido, esta dissertação foca-se em avaliar os atributos ecológicos que um hotel deve compreender para criar confiança nos seus clientes. De modo a responder a este objetivo, foram identificados e caracterizados conceitos considerados importantes dentro da sustentabilidade ambiental na hotelaria e realizado um questionário aos consumidores portugueses. Os resultados mostram a importância que os quinze atributos de sustentabilidade ambiental selecionados têm para os consumidores desenvolverem a confiança nos serviços dos hotéis e a relevância que estes devem ter na divulgação nesta indústria.pt_PT
dc.description.abstractTowards more responsible behavior in relation to the environment and a more conscious consumption pattern, environmental sustainability is an essential concept to be implemented by the hotel industry. As such, the integration of environmental sustainability into the hotels' business strategy is an increasingly common approach. However, there are challenges for companies in this sector to claim their environmental commitment by improving the transparency and credibility of such commitments, to obtain a greater degree of trust in consumers. In this sense, this dissertation focuses on evaluating the ecological attributes that a hotel must understand to create trust in its clients. To respond to this objective, concepts considered important within the environmental sustainability in hospitality were identified and characterized and a questionnaire was conducted to Portuguese consumers. The results show the importance that the fifteen attributes of environmental sustainability selected have for consumers to develop trust in the services of hotels and the relevance these must have in advertising in this industry.pt_PT
dc.identifier.tid202749860pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35241
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectIndústria hoteleirapt_PT
dc.subjectHotéispt_PT
dc.subjectCompromisso ambientalpt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectAtributos ecológicospt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambiental na hotelariapt_PT
dc.subjectEnvironmental sustainabilitypt_PT
dc.subjectHotel industrypt_PT
dc.subjectHotelspt_PT
dc.subjectEnvironmental commitmentpt_PT
dc.subjectTrustpt_PT
dc.subjectEcological attributespt_PT
dc.subjectEnvironmental sustainability in hospitalitypt_PT
dc.titleSustentabilidade ambiental como forma de promover a confiança dos consumidores da indústria hoteleirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202749860.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format