Repository logo
 
Publication

Desenho universal para a aprendizagem e necessidades educativas especiais no ensino de educação moral e religiosa católica

dc.contributor.authorCunha, Ricardo
dc.date.accessioned2022-05-05T12:46:41Z
dc.date.available2022-05-05T12:46:41Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.description.abstractNa sua prática letiva, o docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é confrontado com a necessidade de articular o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a conceção curricular em espiral, de Jerome Bruner. O objetivo principal deste estudo é aprofundar as práticas pedagógicas dos professores de EMRC na aplicação do DUA. A amostra é constituída por professores desta área curricular em Portugal, num total 181 participantes. Os resultados revelam que os docentes de EMRC estão envolvidos na construção de uma escola inclusiva. Apesar de algumas similaridades entre a conceção curricular de Jerome Bruner e as fases de envolvimento e representação do DUA, os professores de EMRC inquiridos apresentam bastantes dificuldades em incluir todas as fases do DUA na sua prática pedagógica, em especial, a expressão, o que sugere a necessidade de formação contínua nesta área, como forma de promover práticas pedagógicas inclusivas.pt_PT
dc.description.abstractIn their teaching practice, the Catholic Moral and Religious Education (EMRC) teacher is faced with the requirement to articulate the Universal Design for Learning (UDL) and the spiral design of the subject curriculum, by Jerome Bruner. The main objective of this study is to deepen the pedagogical practices of EMRC teachers in the application of the UDL. The sample is composed by teachers of this curricular area in Portugal, totaling 181 participants. The results reveal that EMRC teachers are involved in building an inclusive school. Despite some similarities between a curricular conception of Jerome Bruner and the phases of involvement and representation of the UDL, the EMRC teachers surveyed have difficulties in including all of the UDL phases in their pedagogical practice, in particular, the expression, which suggests the need of continuous training in this area, as a way of promoting inclusive pedagogical practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2022.9.0.8913pt_PT
dc.identifier.eid85179729013
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37437
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação moral e religiosa Católicapt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_PT
dc.subjectCatholic moral and religious educationpt_PT
dc.subjectMethodologypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectUniversal design for learningpt_PT
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem e necessidades educativas especiais no ensino de educação moral e religiosa católicapt_PT
dc.title.alternativeUniversal design for learning in the teaching of catholic moral and religious educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage283pt_PT
oaire.citation.startPage272pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
43210414.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format