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Mobility as a service : barreiras e motivações à implementação : análise quantitativa

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Abstract(s)

Os problemas ambientais assumem particular importância nos dias de hoje. O setor da mobilidade contribui, em grande escala, para a degradação do planeta. O Mobility as a Service surge como uma alternativa aos padrões de mobilidade atuais. Este agrega e disponibiliza serviços de transporte privado e público de diversos prestadores numa só plataforma. Em termos práticos, o MaaS traduz-se numa diminuição do número de veículos, uma vez que existe uma maior partilha dos recursos de mobilidade. Contudo, para que a sua difusão seja generalizada, é necessário analisar a adesão dos possíveis utilizadores. Por isso, o presente estudo estabelece como objetivos: compreender as características e atitudes dos potenciais utilizadores do Mobility as a Service no contexto português; identificação das principais barreiras à sua adesão e a discussão de políticas de incentivo por parte de entidades macro. Para responder aos objetivos definidos, utilizou-se uma metodologia quantitativa, obtendo-se dados primários através de um questionário online. Numa amostra total de 107 respondentes concluiu-se que indivíduos com uma atitude positiva em relação à economia da partilha e indivíduos preocupados com o ambiente apresentam uma maior disposição para aderir a este serviço. Adicionalmente, o preço de subscrição e a comodidade foram as principais barreiras identificadas pelos inquiridos na escolha pelo MaaS.
Environmental problems are particularly important these days. The mobility sector contributes on a large scale to the degradation of the planet. Mobility as a Service has emerged as an alternative to current mobility standards. It aggregates and makes available private and public transportation services from various providers on a single platform. In practical terms, MaaS translates into a reduction in the number of vehicles, since there is greater sharing of mobility resources. However, for it to become widespread, it is necessary to analyze the adherence of potential users. For this reason, the objectives of this study are to understand the characteristics and attitudes of potential users of Mobility as a Service in the Portuguese context; to identify the main barriers to its adoption and to discuss incentive policies on the part of macro entities. In order to respond to the previous objectives, a quantitative methodology was used, obtaining primary data through an online questionnaire. In a total sample of 107 respondents, it was concluded that individuals with a positive attitude towards the sharing economy and those concerned about the environment were more willing to sign up to this service. In addition, the subscription price and commodity were the main barriers identified by respondents in choosing MaaS.

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Keywords

Mobilidade como um serviço Sustentabilidade na mobilidade Perspetiva do utilizador Setor da mobilidade Inovação na mobilidade Preocupação ambiental Mobility as a service Sustainability in mobility User perspective Mobility sector Innovation in mobility Environmental concern

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