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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Over the years, consumers are becoming increasingly aware of the importance of making health
and wellbeing decisions, not only as an ill individual, but also as a consumer. Additionally,
consumers are progressively more concerned not only with their physical health, but also with
their psychological health. Consumers want to make healthier choices, that can be supported
by nutritional labels, but also want to experience the pleasure associated with eating certain
foods, which can contribute to their psychological well-being.
This dissertation examines consumers’ pleasure and diet expectations, physical and
psychological health representations, purchase intentions, preferences, and level of anticipatory
guilt towards hedonic products, depending on Health Saliency (Healthy Label vs. No-Label),
Health Goals (Physical vs. Psychological), and Purchase Target (Self vs. Friend). The
interactions between these variables were also explored.
The study comprised an online survey, where participants were randomly assigned to one of
two Health Goals (Physical or Psychological) and to one of two Purchase Targets (Self or
Friend).
Results revealed that the presence of healthy labels on hedonic products leads to a decrease in
consumers’ hedonic representation of those products. Furthermore, findings indicate that both
consumers with a focus on psychological health and consumers purchasing for others express
higher purchase intentions, pleasure, and enjoyment for hedonic foods, and they were also
shown to believe that those products are better to make them feel emotionally well, when
compared to consumers with a focus on their body’s health and consumers purchasing for
themselves.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de tomar decisões relacionadas com saúde e bem-estar, não só como alguém doente, mas também como consumidor. Adicionalmente, os consumidores preocupam-se crescentemente não só com a sua saúde física, mas também com a sua saúde psicológica. Estes querem fazer escolhas mais saudáveis, que podem ser suportadas por rótulos nutricionais, mas também desejam experienciar o prazer associado ao consumo de certos alimentos, que pode contribuir para o seu bem-estar psicológico. Esta dissertação examina as expectativas de prazer e dieta, as representações de saúde física e psicológica, as intenções de compra, preferências e nível de culpa antecipada dos consumidores relativamente a produtos hedónicos, dependendo da Saliência de Saúde (Rótulo Saudável vs. Sem Rótulo), dos Objetivos de Saúde (Físicos vs. Psicológicos) e dos Alvos de Compra (Próprio vs. Amigo). As interações entre estas variáveis foram também exploradas. O estudo incluiu um inquérito, em que os participantes foram aleatoriamente atribuídos a um dos dois Objetivos de Saúde e a um dos dois Alvos de Compra. Os resultados revelaram que a presença de rótulos saudáveis em produtos hedónicos diminui a representação hedónica dos consumidores relativamente a esses produtos. Este estudo também demonstra que ambos os consumidores com objetivos de saúde psicológica e os que compram para outros, expressam maior intenção de compra, prazer e satisfação por produtos hedónicos, acreditando também que estes são melhores a fazê-los sentir emocionalmente bem, comparado com os consumidores com um foco na saúde física e os que compram para si próprios.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de tomar decisões relacionadas com saúde e bem-estar, não só como alguém doente, mas também como consumidor. Adicionalmente, os consumidores preocupam-se crescentemente não só com a sua saúde física, mas também com a sua saúde psicológica. Estes querem fazer escolhas mais saudáveis, que podem ser suportadas por rótulos nutricionais, mas também desejam experienciar o prazer associado ao consumo de certos alimentos, que pode contribuir para o seu bem-estar psicológico. Esta dissertação examina as expectativas de prazer e dieta, as representações de saúde física e psicológica, as intenções de compra, preferências e nível de culpa antecipada dos consumidores relativamente a produtos hedónicos, dependendo da Saliência de Saúde (Rótulo Saudável vs. Sem Rótulo), dos Objetivos de Saúde (Físicos vs. Psicológicos) e dos Alvos de Compra (Próprio vs. Amigo). As interações entre estas variáveis foram também exploradas. O estudo incluiu um inquérito, em que os participantes foram aleatoriamente atribuídos a um dos dois Objetivos de Saúde e a um dos dois Alvos de Compra. Os resultados revelaram que a presença de rótulos saudáveis em produtos hedónicos diminui a representação hedónica dos consumidores relativamente a esses produtos. Este estudo também demonstra que ambos os consumidores com objetivos de saúde psicológica e os que compram para outros, expressam maior intenção de compra, prazer e satisfação por produtos hedónicos, acreditando também que estes são melhores a fazê-los sentir emocionalmente bem, comparado com os consumidores com um foco na saúde física e os que compram para si próprios.
Description
Keywords
Hedonic products Healthy labels Health goals Physical health Psychological health Consumers’ perceptions Self-other differences Produtos hedónico Rótulos saudáveis Objetivos de saúde Saúde física Saúde psicológica Perceção dos consumidores Intenção de compra Alvos de compra Diferenças eu-outro Purchase intentions Purchase targets