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A literacia digital da Geração X em Portugal : as diferenças entre homens e mulheres

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Num mundo onde a transformação digital é cada vez mais presente, a literacia digital apresenta-se como uma necessidade cada vez mais acrescida na educação, nas organizações e na vida social, cultural e mediática. Desde modo, a promoção da literacia digital, primeiramente através do diagnóstico, e posteriormente via processos e programas de formação e promoção, é fundamental. A literacia digital varia de indivíduo para indivíduo, mas varia sobretudo consoante o género e geração. Atualmente existem ainda poucos estudos a cerca dos níveis de literacia digital em Portugal, particularmente com o foco no género e na geração. Uma vez que a Geração X constitui a principal força de trabalho presente no mercado português atual e que esta foi a geração que ao longo da sua vida presenciou mais revoluções tecnológicas, foi a geração sobre a qual a presente investigação se debruçou. Centrada na realidade portuguesa, e com recurso a um quadro conceptual que tinha como conceitos base o género, as gerações e a literacia digital, a investigação procurou responder à questão “Os níveis de literacia digital dos homens são mais elevados do que os das mulheres, em Portugal, na Geração X?”, e foi possível apurar que tal não acontece. A investigação qualitativa partiu do modelo dos 8 elementos essenciais das Literacias Digitais de Doug Belshaw (2014) para a criação de um inquérito por questionário que pudesse aferir o nível de literacia digital, de cada género, da Geração X portuguesa. Assim, apurou-se que o género feminino apresenta um desempenho superior que o género masculino na literacia cultural, na literacia construtiva, na literacia comunicativa e na literacia de confiança. A literacia cognitiva foi a única onde o género masculino demonstrou um desempenho superior ao género feminino. Adicionalmente, na literacia criativa o desempenho foi semelhante entre os dois géneros. Por fim, no que diz respeito à literacia crítica e à literacia cívica, o seu apuramento de desempenho acabou por se revelar um constrangimento, pelo que não se chegou a conclusões comparativas entre os géneros. Abrir o conhecimento da temática da Literacia Digital através de um estudo diagnóstico a uma população particular procura contribuir para uma sociedade mais justa, segura e inclusiva.
In a world where digital transformation is ever more present, digital literacy is becoming an ever-greater necessity in education, in organizations and in social, cultural and media life. Therefore, the promotion of digital literacy, first through diagnosis, and then through training and promotion processes and programs, is fundamental. Digital literacy varies from individual to individual, but it varies above all according to gender and generation. There are currently few studies on digital literacy levels in Portugal, particularly focusing on gender and generation. Given that Generation X is the main workforce in the Portuguese market today and that this is the generation that has witnessed the most technological revolutions in its lifetime, it was the generation that this research focused on. Focusing on the Portuguese reality, and using a conceptual framework based on gender, generations and digital literacy, the research sought to answer the question "Are men's levels of digital literacy higher than women's in Portugal, in Generation X?", and it was found that this is not the case. The qualitative research was based on Doug Belshaw's model of the 8 essential elements of Digital Literacies (2014) in order to create a questionnaire survey that could gauge the level of digital literacy of each gender in the Portuguese Generation X. As a result, it was found that the female gender outperformed the male gender in cultural literacy, constructive literacy, communicative literacy and confidence literacy. Cognitive literacy was the only one where males outperformed females. Additionally, in creative literacy, performance was similar between the two genders. Finally, regarding critical literacy and civic literacy, their performance turned out to be a constraint, so no comparative conclusions were reached between the genders. Opening up knowledge on the subject of Digital Literacy through a diagnostic study of a specific population seeks to contribute to a fairer, safer and more inclusive society.

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Género Literacia digital Portugal Geração X Gender Digital literacy Generation X

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