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Raising a mobile payment app : a study into features and consumer perceptions of the Fintech superstar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRita, Miguel Fontes
dc.contributor.authorMora, Victor Rafael Gonzalez
dc.date.accessioned2023-09-14T14:38:55Z
dc.date.available2024-05-26T00:30:43Z
dc.date.issued2023-06-28
dc.date.submitted2023-06
dc.description.abstractThis dissertation focuses on gaining a deeper understanding of user perceptions towards mobile payment app features, and the possibility of these apps expanding to become a super app. Mobile payment apps are extremely popular worldwide, covering many functionalities that incumbent banking systems did not provide. This technology has proved useful in many scenarios and is a prominent pillar of our day-to-day lives. Therefore, it is of interest to gain further knowledge into this field, by analysing consumer perceptions towards mobile payment apps holistically, and then breaking down the research into the most popular available features in these apps. The study was taken a step further by analysing user interest into the phenom of super apps, a route which mobile payment apps seem to be pointing towards, and is already extremely popular in certain markets. The analysis was conducted with a qualitative study, followed by a quantitative, survey-based, analysis with 111 respondents. Findings showed users mainly base their decision of app choice on the perception of usefulness, furthermore, it was found that the most crucial feature for a mobile payment app to have is the feature of Peer-to-peer transfers, followed by NFC payments. Finally, when investigating user perception towards super apps, it was found that the average European user does not like the idea of their mobile payment app of choice expanding and adding entirely unrelated features to the app, such as social or entertainment features, with the only expansion to show promise being booking and reservation features.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação centra-se na compreensão mais profunda das percepções dos utilizadores relativamente às características das aplicações de pagamento móvel e à possibilidade de estas aplicações se expandirem para se tornarem uma superaplicação. As aplicações de pagamento móvel são extremamente populares em todo o mundo, abrangendo muitas funcionalidades que os sistemas bancários não oferecem. Por conseguinte, é interessante aprofundar neste domínio, analisando as percepções dos utilizadores relativamente às aplicações de pagamento móvel de uma forma holística e, em seguida, dividindo a investigação nas funcionalidades mais populares disponíveis. O estudo foi levado um pouco mais longe, analisando o interesse dos utilizadores pelo fenómeno das superaplicações, uma via para a qual as aplicações de pagamento móvel parecem estar a apontar e que já é extremamente popular em determinados mercados. A análise foi realizada com um estudo qualitativo, seguido de uma análise quantitativa, baseada num inquérito, com 111 inquiridos. As conclusões mostraram que os utilizadores baseiam a sua decisão de escolha da aplicação principalmente na percepção da utilidade. Além disso, verificou-se que a característica mais importante que uma aplicação de pagamento móvel deve ter é a funcionalidade de transferências entre pares, seguida dos pagamentos NFC. Por último, ao investigar a percepção dos utilizadores em relação às superaplicações, verificou-se que o utilizador europeu médio não gosta da ideia de a aplicação de pagamento móvel se expandir e acrescentar funcionalidades não relacionadas com a aplicação, como funcionalidades sociais ou de entretenimento, sendo que a única expansão promissora é a das funcionalidades de reserva e marcação.pt_PT
dc.identifier.tid203329490pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42360
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectMobile payment applicationpt_PT
dc.subjectFintechpt_PT
dc.subjectSuper apppt_PT
dc.subjectTechnology acceptance modelpt_PT
dc.subjectUser perceptionpt_PT
dc.subjectPeer-to-peer transferspt_PT
dc.subjectDecision-makingpt_PT
dc.subjectAplicação de pagamento móvelpt_PT
dc.subjectSuperaplicaçãopt_PT
dc.subjectModelo de aceitação da tecnologiapt_PT
dc.subjectPercepções dos utilizadorespt_PT
dc.subjectTransferências entre parespt_PT
dc.subjectTomada de decisõespt_PT
dc.titleRaising a mobile payment app : a study into features and consumer perceptions of the Fintech superstarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresaspt_PT

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