Repository logo
 
Publication

Literacia digital em jovens: diferenças por sexo, curso e ano letivo

dc.contributor.authorCastro, Inês de
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu
dc.contributor.authorSilva, Ana Daniela
dc.contributor.authorOliveira, Íris M.
dc.contributor.authorDias, Paulo
dc.date.accessioned2024-04-09T10:44:16Z
dc.date.available2024-04-09T10:44:16Z
dc.date.issued2023-09
dc.description.abstractA literacia digital dos jovens, enquanto competência essencial para a vida em sociedade no século XXI, tem o potencial de concorrer para a sua empregabilidade e para o crescimento económico da sociedade. Este estudo pretende analisar o nível da literacia digital de jovens portugueses, considerando as diferenças de sexo, curso de ensino secundário e ano letivo. A amostra é constituída por 311 estudantes do 10.º ano (n = 185, 59.5% raparigas), com idades entre os 14 e os 20 anos (M idade = 15.44, DP idade = .81), a frequentar cursos cientifico-humanísticos (n = 191, 61.4%) e cursos profissionais (n = 120, 38.6%) de escolas do noroeste de Portugal. Os dados foram recolhidos nos anos letivos de 2020-21 (n = 165, 63.1%) e de 2021-22 (n = 146, 46.9%). Foram analisadas as respostas às subescalas de habilidade crítica, habilidade informacional e habilidade em comunicação da Escala de Literacia Digital. Os resultados de análises fatoriais exploratórias orientaram a decisão por uma solução de dois fatores que explicam 54.31% da variância, com boa consistência interna, com coeficientes Cronbach alfa de .85 e .68 nas subescalas de habilidade crítica e informacional, respetivamente, após se excluírem os itens da subescala da habilidade em comunicação. Os resultados das ANOVAS bifatoriais evidenciaram os efeitos principais do sexo e curso de ensino secundário, nas perceções de habilidade crítica. Evidencia-se a importância de se considerar o nível da literacia digital quando se utilizam meios e tecnologias digitais como ferramentas de avaliação psicológica de carreira.pt_PT
dc.description.abstractThe digital literacy of young people, as an essential skill for life in society in the 21st century, has the potential to contribute to their employability and, consequently, to the economic growth of society. This study aims to analyse the level of digital literacy of young Portuguese, considering the differences according to gender, secondary education courses and school year. The sample consists of 311, 10th grade students (n = 185, 59.5% girls), ages between 14 and 20 years (M age = 15.44, SD age = .81), attending scientifichumanistic courses (n = 191, 61.4%) and professional courses (n = 120, 38.6%) from schools in the northwest of Portugal. Data were collected in the 2020-21 (n = 165, 63.1%) and 2021-22 (n = 146, 46.9%) school years. Responses to the critical skill, informational skill and communication skill subscales of the Digital Literacy Scale were analysed. The results of exploratory factor analyses guided the decision for a two-factor solution, explaining 54.31% of the variance, with good internal consistency, with Cronbach alpha coefficients of .85 and .68 in the critical and informational skills subscales, respectively, after excluding the items of the communication skill subscale. The results of the bifactor ANOVAs showed the main effects of gender and secondary education course on perceptions of critical skill. The importance of considering the level of digital literacy when using digital media and technologies as career assessment tools is highlighted.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44486
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia digitalpt_PT
dc.subjectHabilidade críticapt_PT
dc.subjectHabilidade informacionalpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectDigital literacypt_PT
dc.subjectCritical skillpt_PT
dc.subjectInformational skillpt_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.titleLiteracia digital em jovens: diferenças por sexo, curso e ano letivopt_PT
dc.title.alternativeDigital literacy in youth: differences by gender, course and school yearpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSpainpt_PT
oaire.citation.endPage379pt_PT
oaire.citation.startPage365pt_PT
oaire.citation.titleXVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía /IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía 30/08/23 → 1/09/23pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
90908319.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: