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Authors
Abstract(s)
Within the scope of the Curricular Unit "Final Internship and Report", constituent of the master’s degree in medical-surgical Nursing – in Nursing to the Person in Critical Situation, of the School of Nursing (Lisbon) of the Catholic University of Portugal, it was proposed the preparation of this report as an object of public appreciation and discussion. To document the path of acquisition and development of skills for a specialized care practice, the report emerges from the implementation of the Learning Projects elaborated, with a view to obtaining the master’s degree, as well as the title of Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing – in the field of Nursing to the Person in Critical Situation. This document aims to: carry out a critical and reflective analysis of the activities and experiences lived in the internship contexts carried out in this curricular unit. For the elaboration of this report, an expository-descriptive, analytical-reflective methodology was used, based on bibliographic research and the search for the best available evidence, to report and substantiate the experiences lived and specialized skills acquired. Regarding the organization of the document, it is structured in chapters. First, the scoping review entitled "Nurse interventions in the field of clinical management that promote quality of care" is presented, with the objective of mapping the available scientific evidence about nurse interventions in the field of clinical management that promote quality of care, in hospital health organizations. In the following chapter, the critical and reflexive analysis of the path taken is explained, where the elaboration of the scoping review entitled "Influence of enteral nutrition on the comfort of the sick adults" is also highlighted, with the objective of mapping the available scientific evidence about the dimensions of comfort that are influenced by enteral nutrition in the sick adult. Finally, a conclusion is made that reflects the balance of the path taken, as well as its essential contributions to personal and professional growth as a nurse.
No âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, constituinte do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, foi proposta a elaboração do presente relatório como objeto de apreciação e discussão pública. No sentido de documentar o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências para uma prática de cuidados especializada, o relatório emerge da concretização dos Projetos de Aprendizagem elaborados, com vista à obtenção do grau de Mestre, assim como do título de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Este documento tem como objetivo: realizar uma análise crítica e reflexiva das atividades e das experiências vivenciadas nos contextos de estágio realizados nesta unidade curricular. Para a elaboração do mesmo, foi usada uma metodologia expositivo-descritiva, analítico-reflexiva, assente na pesquisa bibliográfica e na procura da melhor evidência disponível, de forma a relatar e fundamentar as experiências vivenciadas e competências especializadas adquiridas. No que concerne à organização do documento, este encontra-se estruturado em capítulos. Primeiramente, apresenta-se a revisão scoping intitulada “Intervenções do enfermeiro no domínio da gestão clínica, promotoras da qualidade dos cuidados”, com o objetivo de mapear a evidência científica disponível acerca das intervenções do enfermeiro no domínio da gestão clínica promotoras da qualidade dos cuidados, em organizações de saúde hospitalares. No capítulo seguinte, encontra-se explanada a análise crítica e reflexiva do percurso realizado, onde se salienta também a elaboração da revisão scoping intitulada “Influência da nutrição entérica no conforto da pessoa adulta doente”, com o objetivo de mapear a evidência científica disponível acerca das dimensões do conforto que são influenciadas pela nutrição entérica na pessoa adulta doente. Por fim, é realizada uma conclusão que reflete o balanço do percurso efetuado, bem como os contributos imprescindíveis do mesmo para o crescimento pessoal e profissional como enfermeira.
No âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, constituinte do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa, foi proposta a elaboração do presente relatório como objeto de apreciação e discussão pública. No sentido de documentar o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências para uma prática de cuidados especializada, o relatório emerge da concretização dos Projetos de Aprendizagem elaborados, com vista à obtenção do grau de Mestre, assim como do título de Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Este documento tem como objetivo: realizar uma análise crítica e reflexiva das atividades e das experiências vivenciadas nos contextos de estágio realizados nesta unidade curricular. Para a elaboração do mesmo, foi usada uma metodologia expositivo-descritiva, analítico-reflexiva, assente na pesquisa bibliográfica e na procura da melhor evidência disponível, de forma a relatar e fundamentar as experiências vivenciadas e competências especializadas adquiridas. No que concerne à organização do documento, este encontra-se estruturado em capítulos. Primeiramente, apresenta-se a revisão scoping intitulada “Intervenções do enfermeiro no domínio da gestão clínica, promotoras da qualidade dos cuidados”, com o objetivo de mapear a evidência científica disponível acerca das intervenções do enfermeiro no domínio da gestão clínica promotoras da qualidade dos cuidados, em organizações de saúde hospitalares. No capítulo seguinte, encontra-se explanada a análise crítica e reflexiva do percurso realizado, onde se salienta também a elaboração da revisão scoping intitulada “Influência da nutrição entérica no conforto da pessoa adulta doente”, com o objetivo de mapear a evidência científica disponível acerca das dimensões do conforto que são influenciadas pela nutrição entérica na pessoa adulta doente. Por fim, é realizada uma conclusão que reflete o balanço do percurso efetuado, bem como os contributos imprescindíveis do mesmo para o crescimento pessoal e profissional como enfermeira.
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Clinical management Comforting care Cuidados confortadores Enfermagem Gestão clínica Nursing
Pedagogical Context
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