Repository logo
 
Publication

Relevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCG

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSottomayor, Miguel Jorge de Magalhães Lançós de
dc.contributor.authorGraça, Catarina Alexandra Pereira Rocha
dc.date.accessioned2022-11-28T14:33:50Z
dc.date.available2022-11-28T14:33:50Z
dc.date.issued2022-10-12
dc.date.submitted2022-05
dc.description.abstractEsta investigação explora fatores que influenciam os comportamentos de consumo da população portuguesa, através do estudo das atuais tendências de consumo globais entre outras dimensões propostas por teorias de comportamento do consumidor. Após a contextualização do projeto desenvolvimento na Sonae MC no fornecimento de dados secundários que constituíram os métodos de recolha de informação para suporte deste estudo, realizou-se uma análise qualitativa com o objetivo de identificar formas inovadoras de impulsionar as categorias de produto nas direções previstas para o futuro. Realizou-se uma análise de clusters para agrupar categorias de produto com perfis semelhantes para os quais se possam aplicar recomendações de gestão e implicações de política de empresa específicas. Os resultados deste estudo apontam para as dimensões com maior impacto nos hábitos de consumo dos portugueses nas categorias de produto selecionadas, sendo proposto, como conclusão, algumas sugestões de inovação, gestão e comunicação para os grupos homogéneos de categorias, obtendo-se assim, um conjunto de diretrizes alinhadas com a realidade contemporânea do consumo de retalho alimentar em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation explores the influence of factors in Portuguese consumption behaviors, through the study of contemporary global consumer trends, among other dimensions proposed by preexisting consumer behavior Theories. After a contextualization of Sonae MC’s project development which provided the means for data collection to support this study, a qualitative analysis was carried out with the purpose of identifying innovative ways to boost the product categories in future directions. A cluster analysis was performed to group product categories with similar profiles to which specific management recommendations and company policy implications can be applied. The results of this study point to the dimensions with greatest impact on Portuguese consumption habits in the selected product categories, being proposed, as a conclusion, some suggestions for innovation, management, and communication for the homogeneous clusters of categories, thus obtaining a set of guidelines in line with the contemporary reality of food retail consumption in Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203088352pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39412
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTendências de consumo globaispt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectRetalho alimentarpt_PT
dc.subjectFMCGpt_PT
dc.subjectSonae MCpt_PT
dc.subjectGlobal consumer trendspt_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectFood retailpt_PT
dc.titleRelevância das tendências do mercado global para os consumidores portugueses : análise para as categorias de produtos FMCGpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203088352.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: