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Museus e cultura popular no século XXI

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Abstract(s)

Subordinada ao tema “Museus e cultura popular no século XXI”, a presente tese de Doutoramento em Estudos de Cultura tem como objetivo proceder ao mapeamento do Estado da Arte relativo ao campo de estudo do que se designa cultura popular, quer identificando as visões dominantes quer no que respeita à história e à atualidade da representação, assim como a comunicação das suas expressões nos museus de antropologia (etnografia) e de arte, por forma a obter um esboço das tendências teórico –práticas emergentes na primeira década do século XXI. Neste âmbito, dedica-se a investigar a manifestação de práticas artísticas denominadas como artes e tradições populares em estreita ligação com os estudos de museus e de património. Para o efeito serão apresentados dois estudos de caso, o português, Museu de Arte Popular -MAP (Lisboa), e o francês,Musée des Civilisations de l'Europe et de la Méditerranée –Mucem (Marselha). Julga-se pertinente, na viragem do século, por um lado perspetivar o futuro dos museus etnográficos analisando o seu desempenho na era pós-moderna à luz das transformações ocorridas no mundo globalizado, pós-industrial, pós-colonial e multicultural e por outro lado procurar as condições para uma nova legitimação cultural e comunicacional. As transformações ocorridas desde finais do século XX reconfiguram novos paradigmas de estilos de vida, desafiando a instituição museológica a uma autorreflexão crítica – a metamuseologia, e à análise dos recentes desenvolvimentos da sociedade contemporânea, questionando a representação da diversidade das expressões culturais e artísticas.
Subordinated to the theme “Museums and popular culture in the 21st century”, this PhD thesis in Cultural Studies aims to map the State of the Art of the field of study of what is called popular culture, either by identifying the dominant views, either in with respect to the history and the actuality of representation as well as the communication of its expressions in anthropology (ethnography) and art museums, in order to obtain an outline of the theoretical - practical trends emerging in the first decade of the 21st century. In this context, it is dedicated to investigating the manifestation of artistic practices called popular arts and traditions in close connection with the studies of museums and heritage. For this purpose, two case studies will be presented, the Portuguese, Museum of Popular Art - MAP (Lisbon), and the French, Musée des Civilisations de l'Europe et de la Méditerranée - Mucem (Marseille). At the turn of the century, it is considered pertinent, on the one hand, to envision the future of ethnographic museums by analyzing their per formance in the post-modern era in the light of the transformations that took place in the globalized, post-industrial, post-colonial and multicultural world and, on the other hand, to look for conditions for a new cultural and communicational legitimation. The transformations that have taken place since the end of the 20th century reconfigure new paradigms of lifestyles, challenging the museological institution to critical self-reflection -metamuseology, and to the analysis of recent developments in contemporary society, questioning the representation of the diversity of cultural and artistic expressions.

Description

Keywords

Cultura popular Arte popular Museus de etnografia e de arte Século XXI Popular culture Folk Art Museums of art and ethnography 21st century

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