Repository logo
 
Publication

Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliação

dc.contributor.authorFerreira, Sérgio André
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.date.accessioned2014-06-05T09:38:17Z
dc.date.available2014-06-05T09:38:17Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractOs Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE1) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online. Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a fi losofi as educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte signifi cativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justifi cado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a defi nição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para efi cácia das acções e garantia da qualidade.Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE.por
dc.description.abstractThe Technology Enhanced Learning Environments (TELE) are fundamental to competitiveness of Higher Education Institutions. The globalization of knowledge sources, the growth of competition between institutions, the shortening of the duration of courses, the increasing of the importance of lifelong learning and the deepening of cooperation between universities from different countries are among the factors that require TELE based on online work. The TELE are seen as a fundamental support in pedagogical reengineering and may back a more effective approach to constructive educational philosophies. However, despite the huge investments, many of these environments fail or do not meet expectations. The inadequacy of policies to bring about change in organizations through technology and the lack of management and assessment models are issues that compromise the success of these initiatives. The TELE have a great innovative potential and usually require a big investment that has to be justifi ed in terms of the cost-benefi t of technologies. Thus, the defi nition of management and assessment models, which should serve as guides to action, are key factors for effectiveness of operations and quality assurance. In this work, which stems from literature review, we present some models that guide the process of shifting and innovation in organizations and some guide lines for assessment of TELE as a tool for management.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationFERREIRA, Sérgio André; ANDRADE, António - Mudança e Inovação Pedagógica no Ensino Superior pela via Tecnológica – Dimensões de Gestão e Avaliação. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, ISSN 1645-4006. N.º 9 (2010), p.205-229.por
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14483
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapor
dc.subjectAmbientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE)por
dc.subjectAvaliação contextualpor
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectModelo de avaliaçãopor
dc.subjectMudanças organizacionaispor
dc.subjectTechnology Enhanced Learning Environments (TELE)
dc.subjectContextual evaluation
dc.subjectConstructivism
dc.subjectEvaluation model
dc.subjectOrganizational changes
dc.titleMudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica – dimensões de gestão e avaliaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage229
oaire.citation.startPage205
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
oaire.citation.volume9
person.familyNameFerreira
person.familyNameAndrade
person.givenNameSérgio André
person.givenNameAntónio Manuel Valente
person.identifier.ciencia-id8816-8BEF-3C54
person.identifier.orcid0000-0003-0231-3484
person.identifier.orcid0000-0001-8096-4720
person.identifier.ridD-7150-2011
person.identifier.scopus-author-id49863223600
person.identifier.scopus-author-id55940826700
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationbf2e28e9-faab-4f0e-9fbc-d66d572eeef5
relation.isAuthorOfPublication05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Mudança e inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: