Advisor(s)
Abstract(s)
This study aims to examine tensions in the implementation of circular business models in the
clothing and textile industry and the responding strategies employed by companies to manage
these tensions. Adopting a qualitative approach, and drawing on paradox theory, I conducted
a comparative case study on five Swedish companies in the clothing and textile industry that
actively strive to incorporate sustainability in their business strategy. The findings suggest
that all companies experienced tensions whilst learning, performing, and organizing were
more present than belonging. Additionally, all companies emphasized acceptance and
resolution strategies. The results potentially show that applying paradoxical thinking within
organizations can help to reduce tensions related to complex sustainability challenges and
facilitate to manage the implementation of circular business models in the clothing and textile
industry.
Este estudo tem como objetivo examinar as tensões na implementação de modelos de negócios circulares na indústria têxtil e de vestuário e as estratégias de resposta empregadas pelas empresas para gerenciar essas tensões. Adotando uma abordagem qualitativa e com base na teoria do paradoxo, conduzi um estudo de caso comparativo em cinco empresas suecas da indústria têxtil e de vestuário que se esforçam ativamente para incorporar a sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Os resultados sugerem que todas as empresas experimentaram tensões enquanto aprender, realizar e organizar estavam mais presentes do que pertencentes. Além disso, todas as empresas enfatizaram estratégias de aceitação e resolução. Os resultados mostram potencialmente que aplicar o pensamento paradoxal dentro das organizações pode ajudar a reduzir as tensões relacionadas aos complexos desafios de sustentabilidade e facilitar a gestão da implementação de modelos de negócios circulares na indústria de vestuário e têxtil.
Este estudo tem como objetivo examinar as tensões na implementação de modelos de negócios circulares na indústria têxtil e de vestuário e as estratégias de resposta empregadas pelas empresas para gerenciar essas tensões. Adotando uma abordagem qualitativa e com base na teoria do paradoxo, conduzi um estudo de caso comparativo em cinco empresas suecas da indústria têxtil e de vestuário que se esforçam ativamente para incorporar a sustentabilidade em sua estratégia de negócios. Os resultados sugerem que todas as empresas experimentaram tensões enquanto aprender, realizar e organizar estavam mais presentes do que pertencentes. Além disso, todas as empresas enfatizaram estratégias de aceitação e resolução. Os resultados mostram potencialmente que aplicar o pensamento paradoxal dentro das organizações pode ajudar a reduzir as tensões relacionadas aos complexos desafios de sustentabilidade e facilitar a gestão da implementação de modelos de negócios circulares na indústria de vestuário e têxtil.
Description
Keywords
Paradox theory Tensions Strategies Circular business models Clothing and textile industry Teoria dos paradoxos Tensões Estratégias Modelos de negócios circulares Indústria têxtil e de vestuário