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Necessidades da família da pessoa em situação crítica

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O presente relatório de estágio é o culminar de um processo de mudança pessoal e profissional, contextualizado no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização de Enfermagem Médico-Cirúrgica, ministrado pela Universidade Católica Portuguesa. Este intenta apresentar a descrição e análise crítico-reflexiva do percurso académico e do desenvolvimento de competências especializadas, no âmbito científico em estudo. Inicia-se este documento com uma revisão sistemática sobre as necessidades da família da pessoa em situação crítica no serviço de urgência. Concluiu-se que os familiares apresentam um vasto leque de necessidades, tendo sido consideradas como mais significativas as que se encontram na categoria de segurança e informação, seguidas da categoria de proximidade. No âmbito do estágio desenvolveu-se competências através da prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e sua família; da promoção da qualidade dos cuidados de enfermagem; e, da promoção de boas práticas de prevenção e controlo de infeção. Houve uma contínua promoção de um ambiente físico, psicossocial, cultural e espiritual onde se distinguisse as medidas de segurança da pessoa. Por esse motivo, foram realizadas duas ações de formação intituladas de “Traçados Cardíacos” e “ISBAR – Comunicação Eficaz na Transição de Cuidados de Saúde”, foi realizado um folheto informativo a ser entregue à pessoa e família sobre medidas de prevenção de quedas e, como estratégia de fundamentação da prática baseada na evidência, participou-se no 3º Curso de Ventilação Mecânica Não Invasiva para Enfermeiros, no IV Congresso Internacional de Enfermagem Médico-Cirúrgica e 1º Seminário de Enfermagem em Emergência Extra Hospitalar, e no 1º Seminário Internacional do Mestrado em Enfermagem (Lisboa) “Intervenção Especializada: O Valor entre a Clínica e a Academia”. Este percurso académico possibilitou a consolidação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que, por sua vez, permitiram uma prestação de cuidados de enfermagem especializados, tendo por base um olhar crítico e consciente, fundamentada na evidência científica.
The present internship report is the culmination of a process of personal and professional change, contextualized in curricular plan of the Masters Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, taught by the Portuguese Catholic University. This report presents the description and critical-reflexive analysis of the academic course and the development of specialized competences, in the scientific scope under study. This document begins with a systematic review on the needs of the family of the critically ill person de in the emergency room. It is concluded that family members have a wide range of needs, and the most significant needs are those in the category of meaning and information, followed by the category of proximity. During the internship, competences were developed through the provision of specialized nursing care to the critically ill person and his/her family; the promotion of the quality of nursing care; and the promotion of good practices of prevention and control of infections. There was a continuous promotion of a physical, psychosocial, cultural and spiritual environment where the person’s safety measures were distinguished. For this reason, two lectures, entitled of “Traçados Cardíacos” and “ISBAR – Comunicação Eficaz na Transição de Cuidados de Saúde” were carried out, an information leaflet on measures to prevent falls was made and meant to be given to the person and family seeking healthcare services and, as a evidence-based practice strategy, the student participated in the 3rd Course of Non-Invasive Mechanical Ventilation for Nurses, in the IV International Congress of Medical-Surgical Nursing and the 1st Seminar of Nursing in Extra-Hospital Emergency, and in the 1st International Seminar of the Master in Nursing (Lisbon) “Specialized Intervention: The Value Between the Clinic and the Academy”. This academic course allowed the consolidation of knowledge and the acquisition of competences that allowed the provision of specialized nursing care, in a critical and conscious way, based on scientific evidence.

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Enfermeiro especialista Enfermagem Cuidados críticos Necessidades Família Specialist nurse Nursing Critical care Family Needs

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