Repository logo
 
Publication

Processos atencionais e dependĂȘncia-independĂȘncia de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses

dc.contributor.authorGuisande, M. Adelina
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.contributor.authorPonte, Filomena Ermida da
dc.contributor.authorTinajero, Carolina
dc.contributor.authorPĂĄramo, M. Fernanda
dc.date.accessioned2023-03-03T14:34:19Z
dc.date.available2023-03-03T14:34:19Z
dc.date.issued2009-12
dc.description.abstractEste artigo relaciona o estilo cognitivo "dependĂȘncia-independĂȘncia de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vĂĄrios processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (DĂ­gitos em ordem direta); memĂłria de trabalho verbal (DĂ­gitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (CĂłdigo); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, Ă  aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligĂȘncia. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadĂȘmica dos indivĂ­duos dependentes de campo.pt_PT
dc.description.abstractThe present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s0102-37722009000400011pt_PT
dc.identifier.eid77953924230
dc.identifier.issn0102-3772
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40435
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstilo cognitivopt_PT
dc.subjectDependĂȘncia-independĂȘncia de campopt_PT
dc.subjectProcessos de atençãopt_PT
dc.subjectCognitive stylept_PT
dc.subjectField dependence-independencept_PT
dc.subjectAttention processespt_PT
dc.titleProcessos atencionais e dependĂȘncia-independĂȘncia de campo: estudo com crianças e adolescentes portuguesespt_PT
dc.title.alternativeAttention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage567pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage561pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Teoria e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
63861949.pdf
Size:
583.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: