Publication
Processos atencionais e dependĂȘncia-independĂȘncia de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses
dc.contributor.author | Guisande, M. Adelina | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | |
dc.contributor.author | Ponte, Filomena Ermida da | |
dc.contributor.author | Tinajero, Carolina | |
dc.contributor.author | PĂĄramo, M. Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T14:34:19Z | |
dc.date.available | 2023-03-03T14:34:19Z | |
dc.date.issued | 2009-12 | |
dc.description.abstract | Este artigo relaciona o estilo cognitivo "dependĂȘncia-independĂȘncia de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vĂĄrios processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (DĂgitos em ordem direta); memĂłria de trabalho verbal (DĂgitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (CĂłdigo); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, Ă aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligĂȘncia. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadĂȘmica dos indivĂduos dependentes de campo. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/s0102-37722009000400011 | pt_PT |
dc.identifier.eid | 77953924230 | |
dc.identifier.issn | 0102-3772 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/40435 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estilo cognitivo | pt_PT |
dc.subject | DependĂȘncia-independĂȘncia de campo | pt_PT |
dc.subject | Processos de atenção | pt_PT |
dc.subject | Cognitive style | pt_PT |
dc.subject | Field dependence-independence | pt_PT |
dc.subject | Attention processes | pt_PT |
dc.title | Processos atencionais e dependĂȘncia-independĂȘncia de campo: estudo com crianças e adolescentes portugueses | pt_PT |
dc.title.alternative | Attention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescents | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 567 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 561 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psicologia: Teoria e Pesquisa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 25 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |