Repository logo
 
Publication

Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras

dc.contributor.authorCamargo, Maria Adriana de A. P.
dc.contributor.authorRocha, Thelma Valéria
dc.contributor.authorSilva, Susana Costa e
dc.date.accessioned2018-10-25T17:12:47Z
dc.date.available2018-10-25T17:12:47Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractObjetivo – Analisar a influência das estratégias de marketing sobre o processo de internacionalização das franquias brasileiras considerando os diferentes estágios que estas se encontram na atuação internacional. Metodologia – Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, sendo desenvolvidos três estudos de caso com redes de franquias brasileiras do segmento de calçados e vestuário: duas empresas com participação ativa e uma com alto envolvimento no exterior. Seis diretores e gerentes de marketing dessas empresas foram entrevistados. Resultados – Verifica-se que as redes de franquias entrevistadas praticam a padronização do seu marketing mix, mas possuem menor preocupação com as atividades de coordenação, concentração e integração dos movimentos de marketing. Contribuições – Recomendações para gestores em diferentes estágios de internacionalização e um conjunto de sugestões para futuras pesquisas sobre o uso das estratégias de marketing e marcas em mercados emergentes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCamargo, M.A.A.P., Rocha, T.V., Silva, S.C. (2016) Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras. Revista Brasileira de Gestão De Negócios 18, n. 62, p. 570-592pt_PT
dc.identifier.doi10.7819/rbgn.v18i62.2804pt_PT
dc.identifier.eid84994890791
dc.identifier.issn1806-4892
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25835
dc.identifier.wos000387592900004
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing internacionalpt_PT
dc.subjectestratégia de marketing globalpt_PT
dc.subjectfranchising internacionalpt_PT
dc.subjectfranquias brasileiraspt_PT
dc.subjectfranquiaspt_PT
dc.titleEstratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiraspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage592
oaire.citation.issue18pt_PT
oaire.citation.startPage570
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Gestão De Negóciospt_PT
oaire.citation.volume62pt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameSusana C.
person.identifierE-2200-2014
person.identifier.ciencia-id5818-1A55-F727
person.identifier.orcid0000-0001-7979-3944
person.identifier.ridE-2200-2014
person.identifier.scopus-author-id37076829400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication42214927-65c3-42a2-98ea-ae8c3a3eae19
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery42214927-65c3-42a2-98ea-ae8c3a3eae19

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26814087.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: