Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivo – Analisar a influência das estratégias de marketing sobre o
processo de internacionalização das franquias brasileiras considerando
os diferentes estágios que estas se encontram na atuação internacional.
Metodologia – Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, sendo
desenvolvidos três estudos de caso com redes de franquias brasileiras
do segmento de calçados e vestuário: duas empresas com participação
ativa e uma com alto envolvimento no exterior. Seis diretores e gerentes
de marketing dessas empresas foram entrevistados.
Resultados – Verifica-se que as redes de franquias entrevistadas praticam
a padronização do seu marketing mix, mas possuem menor preocupação
com as atividades de coordenação, concentração e integração
dos movimentos de marketing.
Contribuições – Recomendações para gestores em diferentes estágios
de internacionalização e um conjunto de sugestões para futuras pesquisas
sobre o uso das estratégias de marketing e marcas em mercados
emergentes.
Description
Keywords
Marketing internacional estratégia de marketing global franchising internacional franquias brasileiras franquias
Citation
Camargo, M.A.A.P., Rocha, T.V., Silva, S.C. (2016) Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras. Revista Brasileira de Gestão De Negócios 18, n. 62, p. 570-592