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Melhoria contínua no retalho alimentar : o caso Auchan

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Abstract(s)

Ao longo dos anos, com o aumento da concorrência e das exigências dos clientes, as empresas sentiram necessidade de evoluir, de forma a manterem-se competitivas e prosperarem no mercado. Para tal, tiveram de alterar as suas estratégias e adotar novos métodos de trabalho, nos quais se inclui a metodologia lean. A presente dissertação tem como principal objetivo a melhoria do desempenho da loja de Guimarães do grupo Auchan Retail Portugal - que se revê na situação apresentada -, propondo-se analisar o impacto da aplicação de processos de melhoria contínua no contexto de retalho alimentar, através da implementação de um conjunto de ferramentas lean. Para o efeito, recorreu-se à metodologia de investigação qualitativa, nomeadamente, o estudo de caso, para compreender, em detalhe e no contexto real, a dinâmica da empresa e dos seus processos. Assim, tendo como base a literatura existente sobre a metodologia lean e as suas ferramentas, foram desenvolvidos oito projetos de melhoria no terreno, divididos em cinco categorias, relativamente ao principal objetivo que pretendem responder. Cada um segue um plano de implementação baseado em cinco etapas e na aplicação de diferentes ferramentas lean, como o kanban, os 5S, o relatório A3, o diagrama de Ishikawa, o standard work, entre outros, culminando na análise aos resultados obtidos. No final, observou-se que a metodologia lean promove benefícios no desempenho de uma loja de retalho, nomeadamente, destaca-se a redução do lead time dos processos, dos custos e do stock e, em termos qualitativos, a melhoria na eficiência nos espaços de trabalho, o aumento da motivação e envolvimento dos colaboradores e o fortalecimento de uma cultura de resolução estruturada de problemas.
Over the years, with increased competition and costumer requirements, companies have felt the need to evolve in order to stay competitive and thrive in the marketplace. To do this, they had to change their strategies and adopt new working methods, which include lean methodology. The main objective of this dissertation is to improve the performance of the Auchan Retail Portugal group store in Guimarães - which is reviewed in the presented situation -, proposing to analyse the impact of the application of continuous improvement processes in the food retail context, through the implementation of a set of lean tools. To that end, qualitative research methodology was used, namely the case study, to understand in detail and in real context, the dynamics of the company and its processes. Therefore, based on the existing literature on lean methodology and its tools, eight improvement projects were developed in the field, divided into five categories, in relation to the main objective they intend to respond to. Each one follows an implementation plan based on five stages and the application of different lean tools, such as Kanban, 5S, A3 report, Ishikawa diagram, standard work, among others, culminating in the analysis of the results obtained. In the end, it was observed that the lean methodology promotes benefits in the performance of a retail store, namely, the reduction of the lead time of processes, costs and stock and, in qualitative terms, the improvement in the efficiency in working spaces, the increase of the motivation and involvement of the employees and the strengthen of a problem solving structured culture.

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Lean Ferramentas lean Desperdícios Lead time Retalho Lean tools Wastes Retail

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