Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Mais vale educar que remediar : abordagem da proteção e promoção dos direitos da criança no Ensino Religioso Escolar : contributo da unidade letiva, A Pessoa Humana, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica, do 6º ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATORIO FINAL José Arizmendi.pdf11.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A evolução do conceito de infância, das políticas sobre os seus direitos e dos estudos interdisciplinares da criança favoreceu durante as últimas décadas o surgimento de um novo quadro de pensamento teológico que coloca as crianças no centro da reflexão, seguindo o exemplo de Jesus Cristo (Mt 18,2). O contributo de teólogos católicos e protestantes permite fundamentar a dignidade e os direitos das crianças na perspetiva cristã e descobrir novos aspetos do Mistério de Deus desde a ótica da criança. No contexto escolar, o caso particular de crianças, jovens e famílias que vivem situações de vulnerabilidade e de risco demanda novas respostas. Fruto do dialogo interdisciplinar, a Educação, a Teologia e a Intervenção Psicossocial salientam o valor da prevenção e do envolvimento dos professores na promoção e proteção dos direitos da criança. A partir deste quadro teórico, é oferecido um contributo para o desenvolvimento da Unidade Letiva “A pessoa humana”, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica. O impacto da Prática de Ensino Supervisionada numa turma de alunos de 6º ano do Ensino Básico em Braga trouxe resultados positivos especialmente nos processos de ensino-aprendizagem relacionados com a dignidade do ser humano e dos direitos da criança junto dos alunos.
The evolution of the concept of childhood, children’s rights in policies and interdisciplinary child studies has supported during the last decades the emergence of a new theological framework that places children in the middle of the reflection, following the example of Jesus Christ (Matt 18:2). The contribution of Catholic and Protestant theologians allows to found the dignity and the children’s rights from a Christian perspective and to discover new insight of the Mystery of God from the point of view of the child. In the school context, the particular case of children, young people and families living at risk and vulnerability require new answers. As a result of an interdisciplinary dialogue, Education, Theology and Psychosocial Intervention emphasize the value of prevention and the involvement of teachers in the promotion and protection of children's rights. From this theoretical framework, it is offered a contribution for the development of the Teaching Unit Plan "The human being" of the Curriculum Guide of Moral and Religious Catholic Education. The impact of the Supervised Teaching Practice in a group of 6th grade students in Braga has brought positive results for the students especially in those teaching-learning processes related to the dignity of the human being and the children’s rights.

Description

Keywords

Teologia da criança Direitos da criança Crianças em risco Educação Dignidade humana Child theology Children’s rights Children-at-risk Education Human dignity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue