Repository logo
 
Publication

Conceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencial

dc.contributor.authorCarvalho, Maria Joana
dc.contributor.authorRibeiro, Luísa
dc.date.accessioned2018-06-25T17:19:44Z
dc.date.available2018-06-25T17:19:44Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo centrou-se na análise das conceções de aprendizagem de adolescentes do 3.º ciclo em situação de acolhimento residencial. A literatura indica que as conceções de aprendizagem se expressam e materializam em diferentes situações de aprendizagem, conduzindo à obtenção de resultados de aprendizagem qualitativamente diferentes. Os dados disponíveis sobre a situação escolar das crianças e jovens em acolhimento residencial têm vindo a identificar diversas fragilidades escolares. Participaram neste estudo 55 jovens que se encontravam em casas de acolhimento situadas nos distritos do Porto e Braga. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com um guião centrado nas diversas questões sobre o aprender (Grácio, 2002). Foi ainda recolhido o rendimento escolar dos participantes, que se revelou maioritariamente condizente com uma situação de insucesso escolar. Os resultados apontam para uma identificação de conceções de aprendizagem, maioritariamente, do tipo reprodutivo. Percebemos ainda que estes jovens 199concetualizam a aprendizagem como um meio para alcançar um futuro melhor, em que se aprende com os outros e com os erros. Os dados reforçam a pertinência do papel ativo dos alunos na sua aprendizagem e do desenvolvimento de estudos no âmbito da educação de jovens em acolhimento residencial.
dc.description.abstractThe current study focused on the analysis of learning conceptions of 3rd cycle students in residential care. Literature indicates that learning conceptions are expressed and materialized in different learning situations, leading to the achievement of qualitatively different learning outcomes. The available data on the school situation of children and young people in care have been identifying various school fragilities. Fifty-five adolescents who lived in residential care institutions in Porto and Braga participated in this study. Semi-structured interviews were conducted, with a script focused on the various questions about learning (Grácio, 2002). School performance of the participants was also collected, which proved to be mostly consistent with a situation of school failure. Results point to an identification of learning conceptions, mainly of the reproductive type. We also perceive that these young people conceptualise learning as a means to achieve a better future, in which one learns from others and from mistakes. Data reinforce the relevance of the active role of students in their learning and of the development of studies in the domain of education of young people in residential care.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2017.3439
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25096
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectConceções de aprendizagem
dc.subjectRendimento escolar
dc.subjectAdolescentes em acolhimento residencial
dc.subjectLearning conceptions
dc.subjectAcademic achievement
dc.subjectAdolescents in residencial care
dc.titleConceções de aprendizagem de adolescentes acolhimento residencialpt_PT
dc.title.alternativeLearning conceptions of adolescents in residential care
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage230pt_PT
oaire.citation.startPage198pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameRibeiro
person.givenNameLuísa
person.identifier622242
person.identifier.ciencia-idE210-C9EB-ADDF
person.identifier.orcid0000-0001-9056-7737
person.identifier.ridD-9591-2015
person.identifier.scopus-author-id35605044400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication308a4994-cb0f-4ee7-a3a6-40b741ab0227
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery308a4994-cb0f-4ee7-a3a6-40b741ab0227

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
52472934.pdf
Size:
310.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: