Repository logo
 
Publication

Sofrimento patogénico e segurança psicológica nos docentes do ensino secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo de
dc.contributor.authorUchôa, Karolyne Ângela Nobre
dc.date.accessioned2019-04-12T14:25:49Z
dc.date.issued2019-02-06
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractComo todos os estudos com a população educacional são válidos para uma melhoria no ensino, com o sofrimento patogénico e a segurança psicológica não é diferente, mas um melhor conhecimento neste âmbito juntamente com a comunidade docente pode ser determinante na qualidade do trabalho e do ensino. A amostra foi constituída por 173 professores de uma escola secundária pública, de Braga, com o objetivo de saber se estes profissionais padecem de sofrimento patogénico e se têm segurança psicológica. Assim, para proceder a esta investigação foram aplicados os instrumentos: o Inventário de Riscos de Sofrimento Patogénico no Trabalho – IRST (Mendes, 1999; 2003) e o instrumento Segurança Psicológica (Edmondson, 1999). Em relação ao sofrimento patogénico, foram identificados dois fatores: a falta de sentido do trabalho e o esgotamento mental. Nos resultados, foi encontrada uma associação positiva e estatisticamente significativa entre os dois fatores do sofrimento patogénico em relação ao número de turmas atribuídas aos professores. Ao avaliar a segurança psicológica, foram detetadas diferenças estatisticamente significativas em relação ao tempo de serviço, pois os professores com mais de 20 anos de experiência apresentaram maior segurança psicológica.pt_PT
dc.description.abstractAs all studies involving the educational population are valid for an improvement in teaching, it is no different in the case of pathogenic suffering and psychological safety; yet, better knowledge in this field, together with the teaching community, can play a key role in the quality of work and teaching. The sample consisted of 173 teachers from a state secondary school in Braga in order to know whether these education professionals suffer from pathogenic suffering and whether they have psychological safety. In order to carry out this research, the following instruments were applied: the Inventory of Risks of Pathogenic Suffering at Work - IRST (Mendes, 1999; 2003) and the Psychological Safety instrument (Edmondson, 1999). Regarding pathogenic suffering, two factors were identified: lack of meaning of work and mental exhaustion. In the results, a positive and statistically significant association was found between the two factors of pathogenic suffering in relation to the number of classes assigned to the teachers. When assessing psychological safety, statistically significant differences were detected in terms of length of service, since teachers with over 20 years of teaching experience presented greater psychological safety.pt_PT
dc.identifier.tid202201902pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27404
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSegurança psicológicapt_PT
dc.subjectSofrimento patogénicopt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectPsychological safetypt_PT
dc.subjectPathogenic sufferingpt_PT
dc.titleSofrimento patogénico e segurança psicológica nos docentes do ensino secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Karolyne Uchôa.pdf
Size:
616.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: