Repository logo
 
Publication

Projeto piloto de inovação pedagógica: as dinâmicas de uma inovação instituinte

dc.contributor.authorPinto, Paula Catarina Moreira da Silva
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2024-12-09T16:13:59Z
dc.date.available2024-12-09T16:13:59Z
dc.date.issued2024-11
dc.description.abstractA uniformidade e padronização dos processos organizacionais da gramática escolar vigente não se adequam à heterogeneidade emergente dos alunos e dos seus interesses, o que tem gerado desmotivação pela(s) aprendizagem(ens), insucesso educativo e abandono escolar. Assiste-se, a partir de 2016, em Portugal, a uma transformação acentuada na oportunidade que é dada às escolas na conceção de novos projetos e novas formas de trabalhar, numa lógica bottom-up, pretendendo com isso adequar o currículo aos alunos e elevar as oportunidades de sucesso educativo. Desejamos entender esses novos caminhos nas suas (in)coerências e (in)consistências, conhecendo os modos de gestão do currículo e as dimensões organizacionais mobilizadas, por uma das escolas que deliberou integrar o Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), designada- mente, ao nível do currículo, organização de tempos e espaços, agrupamento de alunos/professores e recursos humanos e materiais. Esta comunicação faz parte de uma investigação mais ampla realizada ao nível de doutoramento em Ciências da Educação e, pretendemos, nesta circunstância, compreender as categorias organizacionais selecionadas pela escola, assim como as complexidades encontradas e estratégias utilizadas para as ultrapassar. Do ponto de vista metodológico, adotamos uma perspetiva qualiquanti e usamos como fonte de dados, entrevistas semiestruturadas aos membros da direção e coordenação [N=3], um questionário aos professores [N= 49] e análise de conteúdo de narrativas a investigadores [N=4] que visitaram o Agrupamento de Escolas A análise e tratamento de dados destas diversas fontes permite-nos concluir que existiu particular atenção numa gestão mais integrada do currículo, tendo por base as aprendizagens essenciais e o novo perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória. Verifica-se uma gestão mais sensata dos tempos e espaços dedicados à aprendizagem, assente em práticas mais colaborativas e numa avaliação essencialmente formativa dos alunos. No entanto, a implementação do Projeto identifica alguns potenciais oponentes, como Encarregados de Educação e Professores, que não se reveem nesta inovação instituinte.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789899539082
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47467
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subjectOrganização escolarpt_PT
dc.subjectLiderançaspt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.titleProjeto piloto de inovação pedagógica: as dinâmicas de uma inovação instituintept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage29pt_PT
oaire.citation.startPage28pt_PT
oaire.citation.titleLivro de resumos do XVII Congresso da Socidedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação, Liberdade e Democraciapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
110942450.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: