Repository logo
 
Publication

Abandono oculto: um fenómeno silencioso

dc.contributor.authorOliveira, António Manuel Branco
dc.date.accessioned2024-10-30T16:22:27Z
dc.date.available2024-10-30T16:22:27Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractApresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, quepretendeu compreender o que acontece na escola com os alunos que, não sendo considerados em situação de abandono escolar efetivo, permanecem matriculados no sistema educativo/ formativosem se envolverem no seu processo de aprendizagem e, como tal, em abandono escolar oculto.Procede-se ao enquadramento teórico, clarificando os conceitos convocados – Abandono Precocede Educação e Formação (APEF), de desengajamento escolar e de abandono oculto – descreve-sea metodologia adotada e apresentam-se os principais resultados do estudo desenvolvido.Explicita-se a opção metodológica por um estudo de cariz qualitativo, numa lógica de estudo decaso instrumental, múltiplo, adotando uma perspetiva holística e ancorado no paradigma dacomplexidade. Para garantir a validade do estudo, recorremos à triangulação de dados,mobilizando técnicas de recolha de dados como a pesquisa arquivística ou documental e oinquérito por questionário, mas também instrumentos e técnicas próprias de uma abordagemquantitativa. Esta triangulação fez-se também pela utilização de variadas fontes de informaçãoe pela recolha de dados em momentos distintos. Referem-se os procedimentos, enfatizando aconstrução de um Perfil de Aluno em Abandono Oculto e a conceção de um Dispositivo deIdentificação do Abandono Oculto (DIAO) e apresenta-se a amostra.A recolha e análise dos dados produzidos pelo DIAO, permitiu-nos identificar, caracterizar osalunos em abandono oculto e definir em que nível de gravidade se encontravam. Os resultadoslevam-nos a concluir que existe APEF e abandono oculto no agrupamento-contexto, fruto de umprocesso de desengajamento escolar, patente no forte contributo das variáveis fraco desempenhoescolar, absentismo e problemas de comportamento/ indisciplina.pt_PT
dc.description.abstractWe present the work developed in the PhD in Education Sciences, whose purpose was to understand what happens at school with students who, not being considered effective school leavers, remain enrolled in the education/training system without being engaged in their learning process, thus in hidden dropout.We proceed to the theoretical framework, clarifying the key concepts – Early leavers from education and training (ELET), disengagement from school and hidden dropout –, we describe the adopted methodology and than the main results of the study developed are presented.We explain the methodological option for a qualitative study, according to an instrumental, multiple case study, adopting a holistic perspective and grounded in the complexity paradigm.To ensure study validity, we used data triangulation, assembling data collection techniques such as documentary research and the questionnaire survey, but also instruments and techniques usually carried out on quantitative approaches. Data triangulation was also done by expanding sources of information and collecting data at different stages and moments. Procedures are mentioned, emphasizing the construction of an Hidden Dropout Student Profile and the design of an Hidden Dropout Identification Device (HDID) and the sample is presented.The data collection and analysis provided by HDID allowed us to identify, characterize students in hidden dropout and set the severity level at which they are. The results lead us to conclude that there is hidden dropout in the school-context, as a result of a process of school disengagement, reflected in the strong contribution of the variables poor school performance, absenteeism and behavioral problems / indiscipline to the hidden dropout and ELET.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2183-5136
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/47080
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAbandono ocultopt_PT
dc.subjectAbandono precoce de educação e formaçãopt_PT
dc.subjectDesengajamento escolarpt_PT
dc.subjectDIAOpt_PT
dc.subjectHidden dropoutpt_PT
dc.subjectEarly leaving of education and trainingpt_PT
dc.subjectSchool disengagementpt_PT
dc.subjectHDIDpt_PT
dc.titleAbandono oculto: um fenómeno silenciosopt_PT
dc.title.alternativeHidden dropout: a silent phenomenonpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage112pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleEducapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
107602594.pdf
Size:
286.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: