Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O humor no cuidado de enfermagem à criança e adolescente : intervenção do enfermeiro especialista

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Antonio Fernandes Pereira.pdf11.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O humor trata-se de uma ferramenta usada desde a Antiga Grécia, quer a nível social, cómico, emocional ou como promotor de saúde. Também usado por enfermeiros, este faz parte de uma das novas e mais modernas abordagens do Cuidar. O presente relatório relata, analisa e reflete o percurso de aquisição de competências de Mestre em Enfermagem e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, bem como o seu impacto no meu agir profissional enquanto futuro Especialista. Após uma abordagem concetual e história ao tópico do humor, é focada a temática transversal aos estágios posteriormente enunciados: O Humor no cuidado à criança e adolescente. É fundamental perceber a ligação entre o humor e o cuidar, para entender a operacionalização na área de Enfermagem, onde o tema é considerado uma intervenção do foro autónomo do enfermeiro. Como estrutura teórica de suporte ao relatório e à prática diária, foi escolhida a Teoria do Conforto de Katherine Kolcaba. A realização da revisão scoping define o teor científico deste relatório, validando a importância do humor nos cuidados de enfermagem à criança e adolescente, bem como a necessidade de investigação contínua. Em cada estágio optou-se por usar uma metodologia de projeto com definição de objetivos específicos, com execução de atividades para atingir o target definido, mantendo o mesmo objetivo geral para todas as valências. No estágio de Serviço de Urgência Pediátrica, foi desenvolvida a reflexão crítica, bem como um Guião para capacitação do humor para enfermeiros. Na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, foquei-me no humor dos pais dos recém-nascidos prematuros, uma vez não sendo possível direcionar esta temática aos últimos, tendo sido elaborada uma norma hospitalar bem como estratégias de parentalidade positiva. No Serviço de Internamento Pediátrico, realizei um estudo de caso que espelha algumas das intervenções de humor concluídas pela revisão cientifica, realizando uma sessão para a capacitação das Enfermeiras tendo como foco a aplicação do humor nos cuidados, bem como a criação do “Carrinho do Humor”, uma coletânea de ferramentas úteis na sua promoção, bem como a redação de norma subsequente à atividade. Com a realização deste trajeto, foi possível atingir inúmeras Competências Comuns de Enfermeiro Especialista e Competências Específicas de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e Competências conferentes do grau de Mestre, tal como enunciado nos Descritores de Dublin.
The Humor is a tool used since Ancient Greece, either socially, comically, emotionally or as a health promoter. Also used by nurses, this is one of the new, more modern, approaches to caring. This report describes, analyzes and reflects about the path of acquisition of competences of Master in Nursing and Specialist in Child and Pediatric Health Nursing, as well as its impact on my professional behavior as a future Specialist Nurse. After a conceptual and historical approach to the topic of humor, the transversal theme to the later stages is narrowed: Humor in the care of children and adolescents. It is essential to understand the connection between humor and care, to understand the operationalization in the Nursing area, where the theme is considered an autonomous intervention. The theoretical framework chosen to support the report and daily practice was Katherine Kolcaba's Theory of Comfort. The scoping review constitutes the scientific content of this report, validating the value of humor in nursing care for children and adolescents, as well as the need for continuous investigation. At each stage, it was decided to use a project methodology with the definition of specific objectives and the execution of activities to achieve the previously defined target while maintaining the same general objective for all aspects. At the Pediatric Emergency Service stage, a critical reflection, as well as a Guide for the training of humor for nurses were developed. At the Neonatal Intensive Care Unit, the focus was the humor of the parents of premature newborns, since it is not possible to address this issue with the later ones, having developed a hospital procedure as well as positive parenting strategies. At the Pediatric Inpatient Service, I carried out a case study that mirrors some of the humor interventions found by the scientific review, held a training session for Nurses for the application of humor in nursing care, created the “Humor Cart”, a collection of useful tools for it’s promotion, drafted a hospital procedure subsequent to the activity. With the conclusion of this trajectory, it was possible to achieve numerous Specialized Nurse Common Competencies Profile and Specialized Child and Pediatric Health nurses Competencies Profile, and Skills conferring the Master's degree, as stated in the Dublin Descriptors.

Description

Keywords

Humor Enfermagem pediátrica Cuidados de enfermagem Criança Adolescente Pediatric nursing Nursing care Child Adolescent

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue