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As implicações éticas associadas ao marketing de influência de maternidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Ana Margarida Ferreira Rato
dc.contributor.authorCastelo Branco, Vera da Câmara Morales
dc.date.accessioned2020-02-12T08:13:09Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractNo mundo digitalizado em que vivemos, as marcas tiveram de se readaptar na forma de comunicar com os consumidores, por exemplo, através do marketing de influência. Um dos múltiplos géneros de influenciadores é o das mommy bloggers. Se, numa primeira fase, os blogs das mommy bloggers assumiam a forma de diário pessoal, nos tempos digitais em que vivemos estas passaram a chamar-se, também, influenciadoras de maternidade. Estes blogs começaram a ganhar popularidade por retratarem a maternidade de uma forma real e imperfeita e, nesse sentido, pouco convencional, uma vez que aquilo que era veiculado pelos media tradicionais era a imagem da maternidade idealizada. Com a profissionalização dos mommy blogs, os seus blogs e redes sociais transformaram-se nos seus canais e, em alguns casos, os seus filhos passaram a estar visíveis para a audiência, através dos quais passariam a promover os mais diversos produtos e marcas. A presente dissertação debate as implicações éticas resultantes da exposição da criança nas redes sociais em projetos de marketing de influência. Assim, de forma a explorar esta problemática, procedeu-se à realização de entrevistas a mommy bloggers profissionais e a análises de conteúdo de publicações de instagram de mommy bloggers portuguesas, bem como de comentários presentes em alguma destas publicações. Os resultados indicaram que as mommy bloggers se revelam conscientes e preocupadas com as questões éticas e que as questões éticas que mais se verificam no mundo das mommy bloggers estão mais ligadas à sua integridade, do que propriamente à exposição da criança.pt_PT
dc.description.abstractIn the digitalized world we live in, brands have had to readjust in how they communicate with consumers, for example through influence marketing. One of multiple categories of influencers is mommy bloggers. If blogs initially took the form of personal diaries, in the digital times we live in, mommy bloggers have also become known as influencers of motherhood. These blogs began to gain popularity by portraying motherhood in a real and imperfect and, in this sense, unconventional way, since what was conveyed by traditional media was the image of an idealized motherhood. With the professionalization of mommy blogs, their blogs and social networks became their own channels and, in some cases, their children became visible to the audience, through whom they would promote various products and brands. This dissertation discusses the ethical implications resulting from the exposure of children in social networks in influence marketing projects. Thus, in order to explore this problem, interviews with professional mommy bloggers and content analysis of instagram publications of Portuguese mommy bloggers, as well as comments on some of these publications were conducted. The results indicated that mommy bloggers are conscious and concerned about the ethical issues and that the ethical issues that are most prevalent in the world of mommy bloggers are linked more to their integrity than to the exposure of the child.pt_PT
dc.description.abstractNo mundo digitalizado em que vivemos, as marcas tiveram de se readaptar na forma de comunicar com os consumidores, por exemplo, através do marketing de influência. Um dos múltiplos géneros de influenciadores é o das mommy bloggers. Se, numa primeira fase, os blogs das mommy bloggers assumiam a forma de diário pessoal, nos tempos digitais em que vivemos estas passaram a chamar-se, também, influenciadoras de maternidade. Estes blogs começaram a ganhar popularidade por retratarem a maternidade de uma forma real e imperfeita e, nesse sentido, pouco convencional, uma vez que aquilo que era veiculado pelos media tradicionais era a imagem da maternidade idealizada. Com a profissionalização dos mommy blogs, os seus blogs e redes sociais transformaram-se nos seus canais e, em alguns casos, os seus filhos passaram a estar visíveis para a audiência, através dos quais passariam a promover os mais diversos produtos e marcas. A presente dissertação debate as implicações éticas resultantes da exposição da criança nas redes sociais em projetos de marketing de influência. Assim, de forma a explorar esta problemática, procedeu-se à realização de entrevistas a mommy bloggers profissionais e a análises de conteúdo de publicações de instagram de mommy bloggers portuguesas, bem como de comentários presentes em alguma destas publicações. Os resultados indicaram que as mommy bloggers se revelam conscientes e preocupadas com as questões éticas e que as questões éticas que mais se verificam no mundo das mommy bloggers estão mais ligadas à sua integridade, do que propriamente à exposição da criança.
dc.description.abstractIn the digitalized world we live in, brands have had to readjust in how they communicate with consumers, for example through influence marketing. One of multiple categories of influencers is mommy bloggers. If blogs initially took the form of personal diaries, in the digital times we live in, mommy bloggers have also become known as influencers of motherhood. These blogs began to gain popularity by portraying motherhood in a real and imperfect and, in this sense, unconventional way, since what was conveyed by traditional media was the image of an idealized motherhood. With the professionalization of mommy blogs, their blogs and social networks became their own channels and, in some cases, their children became visible to the audience, through whom they would promote various products and brands. This dissertation discusses the ethical implications resulting from the exposure of children in social networks in influence marketing projects. Thus, in order to explore this problem, interviews with professional mommy bloggers and content analysis of instagram publications of Portuguese mommy bloggers, as well as comments on some of these publications were conducted. The results indicated that mommy bloggers are conscious and concerned about the ethical issues and that the ethical issues that are most prevalent in the world of mommy bloggers are linked more to their integrity than to the exposure of the child.
dc.identifier.tid202384179pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29522
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMommy bloggerspt_PT
dc.subjectInfluenciadoras de maternidade
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectÉtica
dc.subjectCrianças
dc.subjectMotherhood influencers
dc.subjectSocial networks
dc.subjectEthics
dc.subjectChildren
dc.subjectComercial content
dc.subjectConteúdo comercial
dc.titleAs implicações éticas associadas ao marketing de influência de maternidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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