Repository logo
 
Publication

Experiências de captação de recursos e a interface com o marketing social: estudo de caso no Núcleo Social de Diadema

dc.contributor.authorLas-Casas, Alexandre Luzzi
dc.contributor.authorTeske, Ruy
dc.contributor.authorSilva, Susana Costa e
dc.contributor.authorJoão, Belmiro do Nascimento
dc.date.accessioned2021-10-07T17:33:18Z
dc.date.available2021-10-07T17:33:18Z
dc.date.issued2021-09-15
dc.description.abstractAs organizações não governamentais (ONGs) são um dos tipos de organizações que compõem o terceiro setor. Este estudo tem o objetivo de identificar as estratégias para captação de recursos utilizada por uma ONG brasileira, verificar a interface com o marketing social e levantar oportunidades de aplicar estratégias para alavancar a captação de recursos. A pesquisa foi qualitativa, com o método de estudo de caso no Núcleo Social de Diadema. Como conclusões, foi possível avaliar vários pontos que fazem interface com o marketing. Os administradores devem procurar transpor as barreiras que existem nestes setores para a implantação da atividade e organizá-la, evitando dispersão de esforços. O planejamento estratégico deve ser aplicado pelas instituições do setor, bem como incluir uma adequada distribuição das diferentes fontes de recursos. Há uma tendência de centralização para a captação de recursos, o que limita a arrecadação. As estratégias de marketing se limitam à comunicação. No entanto há a diversificação de captação de recursos. Entre as várias conclusões apresentadas, percebe-se a necessidade de aplicação do marketing social na captação de doações para organizações com propostas sociais.pt_PT
dc.description.abstractNon-governmental organizations (NGOs) are one of the types of organizations that make up the third sector. This study aims to identify the fundraising strategies used by a Brazilian NGO, to verify the interface between fundraising and social marketing to apply strategies to leverage fundraising. The research was qualitative, using the case study method at the Diadema Social Center. As conclusions, it was possible to evaluate several points that interface with marketing. Managers must try to overcome the barriers that exist in these sectors for the activity implementation and organize it, avoiding dispersion of efforts. Strategic planning must be applied by the sector’s institutions, as well as including an appropriate distribution of the different sources of funds. There is a tendency towards centralization for fundraising, which limits collection. Marketing strategies are limited to communication. However, there is diversification of fundraising. Among the various conclusions presented, there is a need to apply social marketing in attracting donations to organizations with social proposals.pt_PT
dc.description.abstractLas organizaciones no gubernamentales (ONGs) son uno de los tipos de organizaciones que conforman el tercer sector. Este estudio tiene como objetivo identificar las estrategias de recaudación de fondos utilizadas por una ONG brasileña, verificar la interfaz con el marketing social y generar oportunidades de aplicar estrategias para aprovechar la recaudación de fondos. La investigación fue cualitativa, utilizando el método de estudio de caso en el Núcleo Social de Diadema. Como conclusiones, fue posible evaluar varios puntos que interactúan con el marketing. Los administradores deben tratar de superar las barreras que existen en estos sectores para la implementación de la actividad y organizarla, evitando la dispersión de esfuerzos. La planificación estratégica debe ser aplicada por las instituciones del sector, además de incluir una adecuada distribución de las diferentes fuentes de fondos. Existe una tendencia a la centralización para la recaudación de fondos, lo que limita la recaudación. Las estrategias de marketing se limitan a la comunicación. Sin embargo, existe una diversificación de la recaudación de fondos. Entre las diversas conclusiones presentadas, se destaca la necesidad de aplicar el marketing social en la captación de donaciones a organizaciones con propuestas sociales.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.20435/inter.v22i2.2864pt_PT
dc.identifier.issn1984-042X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35440
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCaptação de recursospt_PT
dc.subjectTerceiro setorpt_PT
dc.subjectMarketing socialpt_PT
dc.subjectFundraisingpt_PT
dc.subjectThird sectorpt_PT
dc.subjectSocial marketingpt_PT
dc.subjectRecaudación de fondospt_PT
dc.subjectTercer sectorpt_PT
dc.titleExperiências de captação de recursos e a interface com o marketing social: estudo de caso no Núcleo Social de Diademapt_PT
dc.title.alternativeExperiences of fundraising and the interface with social marketing: a case study in the Diadema Social Centerpt_PT
dc.title.alternativeExperiencias de recaudación de fondos y la interfaz con el marketing social: estudio de caso en el Núcleo Social de Diademapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage530pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage513pt_PT
oaire.citation.titleInterações – Revista Internacional de Desenvolvimento Localpt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
person.familyNameLas Casas
person.familyNameTeske
person.familyNameSilva
person.familyNameJoão
person.givenNameAlexandre
person.givenNameRui
person.givenNameSusana C.
person.givenNameBelmiro
person.identifierE-2200-2014
person.identifier.ciencia-id5818-1A55-F727
person.identifier.orcid0000-0003-2098-0969
person.identifier.orcid0000-0001-7837-3008
person.identifier.orcid0000-0001-7979-3944
person.identifier.orcid0000-0002-7994-9934
person.identifier.ridE-2200-2014
person.identifier.ridH-5527-2011
person.identifier.scopus-author-id37076829400
person.identifier.scopus-author-id35324588700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd0bb8b7e-9078-4a94-bf9f-6770c9e11cd8
relation.isAuthorOfPublication19273f95-cd47-4cfb-96bd-19f9b5bfa668
relation.isAuthorOfPublication42214927-65c3-42a2-98ea-ae8c3a3eae19
relation.isAuthorOfPublication79847ab2-c707-4624-a658-6cbe94a49136
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery79847ab2-c707-4624-a658-6cbe94a49136

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2864_Texto_do_artigo_13777_3_10_20210916.pdf
Size:
493.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format